>
>
>
Mostra de Ações Sociais Solidárias encantou os romeiros na casa da Mãe

Mostra de Ações Sociais Solidárias encantou os romeiros na casa da Mãe

“Só podia ser coisa de mãe”. Foi assim que se expressou o padre Mateus Danieli, reitor do Santuário e coordenador

Foto da Catedral

“Só podia ser coisa de mãe”. Foi assim que se expressou o padre Mateus Danieli, reitor do Santuário e coordenador geral da Romaria, quando se referiu à mostra realizada no dia 12 de outubro, junto à 34ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida, em Passo Fundo. A mãe sempre quer que seus filhos fiquem unidos e partilhem do pouco que cada um tem, disse ele.

Este foi o clima entre os mais de 70 grupos, que desde cedo, de forma muito solidária, montaram suas barracas e apresentaram para os romeiros uma grande variedade de produtos, como artesanatos, derivados da agroindústria familiar, panificação, lanches, sucos, hortigranjeiros e orgânicos.

A mostra foi realizada pela primeira vez junto à romaria e, reuniu grupos de Economia Popular Solidária, entidades sociais apoiadas pela Igreja, pastorais, grupos paroquiais de Cáritas e movimentos eclesiais. Foi promovida pela Arquidiocese de Passo Fundo, Cáritas Arquidiocesana, Santuário de Nossa Senhora Aparecida e o Fundo de Solidariedade.

Segundo Luiz Costella, da equipe de coordenação da mostra, os grupos deram um show de solidariedade, desde a preparação, organização e montagem das bancas até a desmontagem. A mostra é uma coisa nova para a romaria, mas veio para somar trazendo um novo espírito, disse Luiz. Maria Aide Rodrigues da Silva, da paróquia São José Operário e da coordenação pedagógica da Cáritas, avaliou como positiva a experiência, pois muita gente conheceu o trabalho realizado pelos grupos. Para ela a mostra serviu para unir fé e vida, dando uma ideia mais clara do trabalho social realizado pela Igreja. Adriana Vieira, da associação do assentamento Bom Recreio, ressaltou que a iniciativa deu um sentido novo para a romaria, pois diferente de outros anos, os romeiros puderam conferir aquilo que é produzido pelo pessoal, como é o caso do caldo de cana e do melado, além de tantas outras coisas.

Durante toda a Romaria foi grande o movimento de pessoas junto à mostra, onde os participantes mostraram, explicaram a forma de organização e comercializaram os produtos. No final da romaria a diferença foi bem visível, o espaço ficou bem limpinho, pois cada grupo tratou de limpar o pouco de lixo produzido. No ano que vem vai ser melhor ainda.

Confira o álbum de imagens clicando aqui.

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Fonte: Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Destaques, Papa / Vaticano

09 de outubro de 2025

Destaques, Sínodo 2021–2024

06 de outubro de 2025

Destaques, Jubileu 2025 – Peregrinos da Esperança

06 de outubro de 2025

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.