>
>
>
Marau: CLJ comemora 30 anos de atuação na paróquia

Marau: CLJ comemora 30 anos de atuação na paróquia

Marcada pela animação e pela alegria, a celebração que comemorou os 30 anos do Curso de Liderança Juvenil, na paróquia

Foto da Catedral

Marcada pela animação e pela alegria, a celebração que comemorou os 30 anos do Curso de Liderança Juvenil, na paróquia Cristo Rei, em Marau, lotou a Igreja Matriz no último sábado, 10 de agosto. Com a presença dos jovens atuantes no movimento, de pessoas que participaram do CLJ nas três décadas e, ainda, da comunidade da cidade e da região, a missa – celebrada pelo Frei Isaías Bordignon, diretor espiritual paroquial, e pelo padre Eberson Fontana – diretor espiritual arquidiocesano – refletiu sobre o Evangelho da Videira Verdadeira e reforçou a importância do movimento para o município, para as famílias e para a juventude.  

 

Homilia
Durante a homilia, o Frei Isaías Bordignon recordou um pouco de sua experiência com o movimento e incentivou a comunidade a apoiar os jovens. “Trata-se de um curso cujo professor é Deus”, destacou, afirmando que o CLJ não pode parar pois encaminha para os valores da vida. Dizendo que o amor só faz bem, conforme lido no trecho  da carta de São Paulo aos Coríntios – 13, 1-13 – aconselhou aos jovens para que falem mais com Deus e menos com o celular, se deixando tocar pela Palavra de Deus. Também, recomendou aos pais para que “deixem os filhos participar do CLJ e nunca irão encontrá-los na delegacia”.

 

Carta do papa Francisco
No momento do ofertório, junto ao pão e vinho, 36 jovens, além de casal de tios, fixaram em um árvore, colocada próxima ao altar, pequenas maçãs contendo números simbolizando o CLJ Momento (retiro) feito por cada um deles. Havia também frutos com a inscrição pré (para os que ainda não tiveram a formação), além de frei e tios – acolhendo todos aqueles que, em algum momento de sua vida, participaram do movimento e deram a sua contribuição. Também, o movimento recebeu o apoio do próprio papa Francisco: comunicado ainda em janeiro de que o CLJ de Marau completaria 30 anos, o pontífice remeteu carta aos jovens cumprimentando-os, além de transmitir sua bênção apostólica e solicitando que rezem por ele. “Como jovens que querem fazer a diferença no mundo de hoje, com o testemunho e a palavra, vocês podem falar de Jesus aos outros, transmitir a fé, despertar o desejo de Deus e mostrar a beleza do evangelho, pintando o ‘cinzento do espaço público, colorindo-o de fraternidade, sensibilidade social, defesa das pessoas frágeis, fé luminosa, esperança ativa. A sua fecundidade alarga-se, traduzindo-se em mil e uma maneiras de tornar o amor de Deus presente na sociedade'”, enfatiza a carta.

 

Gratidão pela história
Além da leitura da carta, o encerramento da celebração foi acompanhado pela fala dos jovens Marlon Bissani Cucchi, Pedro De Marco, Vanessa Dalmago, Maria Joner e Mateus Felippe Ferro que destacaram a história do CLJ, a mudança proporcionada pelo movimento e a gratidão por cada contribuição com a juventude. Além da celebração, a comunidade participou, também, do tradicional Jantar da Família CLJ, no Salão Frei Gentil. 

 

Sammara Garbelotto
Informações e fotos: Delcimar Bernardi | Correio Marauense
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Destaques, Papa / Vaticano

09 de outubro de 2025

Destaques, Sínodo 2021–2024

06 de outubro de 2025

Destaques, Jubileu 2025 – Peregrinos da Esperança

06 de outubro de 2025

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.