>
>
>
Livro aborda a práxis dialógica benincaniana

Livro aborda a práxis dialógica benincaniana

Intitulada A práxis dialógica benincaniana: perspectiva pedagógica e teológico-religiosa da formação humana, a obra pode ser compreendida como tributo e,

Intitulada A práxis dialógica benincaniana: perspectiva pedagógica e teológico-religiosa da formação humana, a obra pode ser compreendida como tributo e, ao mesmo tempo, como continuidade ao pensamento de Elli Benincá, cuja trajetória pedagógica, teológica e pastoral marcou singularmente diversas áreas do saber. Os leitores encontrarão nove capítulos, elaborados por autores que partilham, de um modo ou de outro, do legado benincaniano.

Segundo o Prof. Pe. Rogério Zanini, um dos organizadores do livro, a obra “busca refletir sobre a práxis dialógica como fundamento da formação humana e eclesial mais inclusiva, comprometida com a justiça social e a dignidade. Cada texto apresenta reflexões teóricas e experiências práticas que dialogam com os princípios centrais da obra de Benincá, como práxis, diálogo, formação humana, educação, experiência formativa, pastoral, direitos humanos, movimentos sociais, evangelização, opção pelos pobres, humanização, e escuta ativa/sensível”.

Dentre as razões que motivam a retomada da práxis dialógica benincaniana, gostaríamos de destacar ao menos duas. A primeira refere-se ao contexto sócio-histórico-cultural em que vivemos, marcado pelo individualismo crescente, que ganha forma concreta por meio do sujeito empreendedor de si mesmo. Cada vez mais, as pessoas e as instituições contemporâneas são empurradas para formas de vida individualistas e solitárias, rompendo com experiências comunitárias, cooperativas e solidárias.

A segunda razão apresenta-se como espécie de corretivo (ou remédio) da doença crônica inerente à primeira, uma vez que encontramos, no testemunho escrito e praticado pelo padre e professor Elli Benincá, referência normativa importante para formas de vida dedicadas à comunidade e ao trabalho dialógico coletivo. Se o neoliberalismo atual insiste na competição desregrada, na avaliação por desempenho e na lucratividade gananciosa, Benincá nos ensina, com seu modo simples e franco de vida, bem ao estilo dos mestres parresiáticos antigos (Sócrates e Jesus Cristo), que é factível viver em comunidade com base no diálogo responsável.

Essa postura possui longo alcance, pois o enfrentamento dos grandes problemas humanos, sociais e ambientais só é possível mediante a transformação do próprio modo de viver. Será que não precisaríamos reaver maneiras simples e solidárias de vida, mais baseadas no amor e no reconhecimento do outro, do que no ódio e no individualismo excludente?

Gostaríamos de alertar, antes do leitor iniciar a leitura da obra, que os textos da coletânea A práxis dialógica benincaniana: perspectivas para a formação humana e eclesial não se limitam à mera reconstrução das ideias e do pensamento de Benincá, mas também estabelecem o diálogo vivo com sua obra, trazendo contribuições que, à luz de seu pensamento, possam conduzir ao próprio diálogo sobre formação humana e eclesial. Assim, a coletânea convida à continuidade do compromisso com a educação e a ação eclesial cada vez mais fecunda, para que ambas continuem a refletir as potencialidades do diálogo e a zelar pelo compromisso com a realidade das pessoas, especialmente das mais pobres, reafirmando a relevância do legado benincaniano para os desafios do presente e do futuro.

Veja também:
Biblioteca Pe. Elli Benincá

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias da Igreja

Notícias relacionadas

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.