>
>
>
LIVE DA COMISSÃO PARA A ECOLOGIA INTEGRAL E MINERAÇÃO VAI PROPORCIONAR UMA PRIMEIRA LEITURA DA EXORTAÇÃO “LAUDATE DEUM”

LIVE DA COMISSÃO PARA A ECOLOGIA INTEGRAL E MINERAÇÃO VAI PROPORCIONAR UMA PRIMEIRA LEITURA DA EXORTAÇÃO “LAUDATE DEUM”

O 4 de outubro no Vaticano é de abertura da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, mas também

O 4 de outubro no Vaticano é de abertura da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, mas também de publicação da nova exortação apostólica do Papa Francisco “Laudate Deum” (Salve a Deus), apresentada como uma continuação da Laudato si’ sobre os cuidados com a casa comum de 2015. A segunda parte da Laudato si’, que aprofundará os cuidados da casa comum, será publicada no dia de São Francisco de Assis e de encerramento do Tempo Ecumênico da Criação.

Na Igreja no Brasil, a Comissão Especial para a Ecologia Integral e Mineração (CEEM) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove a live “Ao vivo: Laudate Deum – uma primeira leitura da exortação apostólica do Papa Francisco”, às 19h, com transmissão ao vivo pelo canal de youtube da CNBB.

O bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA) e presidente da Comissão, dom Vicente Ferreira, dialogará sobre a exortação com os convidados: o monge beneditino Marcelo Barros e a leiga, fransciscana, da OFS, assessora da CEEM e da Repam e coordenadora da Rede Igrejas e Mineração, Moema Miranda,

Mudança sistêmica

O presidente da CEEM, dom Vicente Ferreira, defende que a “Laudate Deum” vem para fortalecer o grito para uma mudança sistêmica e não para comprar rapidamente o discurso do capitalismo verde. “Trará uma reflexão teológica sobre a teologia da criação, a beleza da Criação, que é expressão do grande amor de Deus por nós e deve ser preservada”, reforça.

De acordo com dom Vicente, a Laudate Deum virá ampliar o debate e a reflexão, mais uma vez exigindo caminhos de conversão, como a preservação da biodiversidade, o cuidado da casa comum e da sua integralidade.

No Brasil, segundo dom Vicente, será oportunidade para debater os grandes empreendimentos, o agronegócio, mineração, transição energética, que povoam os meios de comunicação e a opinião pública como se isso tudo fosse sustentável em nome de uma economia verde, enquanto nós, defensores dos direitos humanos e da Terra, sabemos quanto este discurso está distante de nossa realidade.

Terra – Casa Comum

O monge beneditino, Marcelo Barros, aponta que, oito anos depois da Laudato Si’ – a primeira encíclica que um papa escreve sobre o cuidado com a Terra como casa comum – não somente a crise ecológica se agravou mais do que se esperava, como parece claro que a solução da crise não virá nem de governos nem de organismos internacionais.

Para ele, a solução só poderá vir das comunidades do imenso povo de Deus, constituído pela sociedade civil internacional e pelas comunidades dos empobrecidos e marginalizados do mundo.

“Esperamos que a nova exortação apostólica Laudate Deum possa representar uma convocação à humanidade de base para um grande movimento de defesa da Mãe Terra e da natureza que nos cerca”.

Apesar dos poucos avanços na relação da humanidade com o meio ambiente, a assessora da CEEM e Rede Igrejas e Mineração espera que a segunda parte da Encíclica Laudato Si’, a Laudate Deum, aprofunde a compreensão das causas da dinâmica degradante, que alia desigualdade e devastação ambiental.

A assessora da Comissão Especial para a Ecologia Integral e Mineração espera também que a Laudate Deum ajude a esperançar, atuando, por amor à Criação, com ainda maior compromisso socioambiental.

 

 

 

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Destaques, Itepa Faculdades

07 de novembro de 2025

Itepa Faculdades

04 de novembro de 2025

Destaques, Itepa Faculdades

03 de novembro de 2025

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.