No dia 9 de novembro de 2025, o Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Passo Fundo, foi o ponto de encontro dos coroinhas e acólitos de toda a Arquidiocese para celebrar o Jubileu dos Coroinhas e Acólitos, com o tema: “Servir Jesus Cristo, a Âncora da Esperança!”

O encontro, marcado pela alegria, oração e comunhão, teve início às 8h30 com a Santa Missa, presidida pelo padre Claudir Pressi e co-celebrada pelo reitor do seminário Pe. Daniel Feltes. Em sua homilia, padre Claudir destacou o sentido profundo do serviço no altar:
“Ser coroinha é estar ancorado na esperança que é Jesus — esperança que nunca morre, porque Ele é o Templo vivo que nenhum poder pode destruir. Assim, queridos jovens e crianças servidores do altar, quando ajudais na liturgia, lembrai-vos: estais a ajudar o próprio Jesus a levantar o seu Templo no coração da comunidade.”
Padre Claudir também recordou que servir com alegria, atenção e fé é uma forma concreta de manifestar a presença de Deus:
“Servir com alegria, com atenção, com fé é dizer com a vida: ‘Senhor, eis aqui a tua casa, limpa, viva e cheia da tua presença.’ E que todos nós, como Igreja, permaneçamos ancorados na esperança de Cristo, o Ressuscitado, que em cada Eucaristia renova o seu gesto de amor e nos convida a sermos templos do Pai e servidores uns dos outros.”
Após a Missa, os participantes: coroinhas, acólitos e coordenadores, partilharam um lanche, antes do momento formativo e celebrativo no salão com a Irmã Cristina Bisolo, com o tema: “Coroinha Servidor(a) da Esperança, ancorados em Jesus Cristo!”

Após a formação, todos se reuniram na capela para um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento, organizado pela equipe do SAV (Serviço de Animação Vocacional) e seminaristas, seguido do almoço simples e festivo.
A tarde foi animada por cantos, brincadeiras, jogos lúdicos, promovendo integração e alegria entre os grupos.
E para finalizar o encontro, os coroinhas participaram de uma peregrinação até o Altar Monumento, conduzida com orações, o momento contou com a presença de Dom Rodolfo e vários padres da arquidiocese. O encerramento, às 15h, foi marcado pela Bênção final junto ao Altar Monumento.

Na conclusão do dia, cada participante recebeu uma cruz com âncora e cordão, lembrando o compromisso de permanecer firmes na fé e na esperança em Cristo — Aquele que sustenta, orienta e fortalece todos os que servem com amor.

Confira mais fotos em: https://arquidiocesedepassofundo.com.br/galeria-fotos/jubileu-dos-coroinhas-e-acolitos/