Sínodo 2021-2024

10.Nov - O Sínodo é pauta nas Reuniões de Área
O Sínodo é pauta nas Reuniões de Área

O Sínodo 2023 está sendo o assunto principal das Reuniões das Áreas Pastorais, neste mês de novembro. Nas reuniões, após uma apresentação geral da temática, os participantes puderam tirar dúvidas e oferecer sugestões de ações sobre o processo sinodal, em especial a etapa diocesana, que ocorrerá de outubro 2021 a agosto de 2022 e tem o tema “Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão”.

O Sínodo 2021-2023 tem o objetivo de ser um grande processo participativo, com a intenção de ouvir o maior número de fiéis possível para falarem sobre a sinodalidade da Igreja, com um olhar mais focado para temas que afetam grupos excluídos e em extrema necessidade, como a maior participação feminina e o acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade.

As reuniões debateram principalmente os pontos destacados no Documento Preparatório para o Sínodo, que está disponível para download clicando aqui, “Apelo a caminhar juntos”, “Uma Igreja constitutivamente sinodal”, “À escuta das Escrituras” e “A sinodalidade em ação”, que devem ser os pilares para a realização do processo sinodal.

Amanda Nascimento
Foto: Área de Passo Fundo