Sínodo 2021-2024

30.Jan - O processo sinodal encontra-se na fase continental
O processo sinodal encontra-se na fase continental

Após a Equipe Sinodal Arquidiocesana se reunir em outros momentos para aprofundar e discernir sobre o DEC – Documento para a Etapa Continental, que reúne as contribuições feitas por todos os países do mundo, hoje dia 30 de janeiro a Equipe se reuniu novamente para concluir a síntese.

O objetivo desta fase

A fase Continental faz parte do processo sinodal e procura enfatizar o diálogo entre a Igreja universal e as Igrejas locais, aprofundando o discernimento em cada continente, com base no que tem sido expresso pelo Povo de Deus em todo o mundo. Visa também encorajar a criação ou reforço de laços entre Igrejas vizinhas, com base nas dinâmicas, desafios e peculiaridades históricas e culturais específicas de cada região.

Para melhor compreender o que é específico da fase continental, é importante superar a ideia de que uma vez feito o processo local o sínodo fica concluído e não se tem mais responsabilidades. Compreende-se o necessário diálogo entre a Igreja Universal e a Igreja Particular num único processo em que se volta sempre ao Povo de Deus para continuar a discernir o caminho a seguir.

Como terá lugar a Assembleia Continental na América Latina e no Caribe?

No nosso continente, a Assembleia terá as suas próprias características, pois será realizada através de encontros em cada uma das quatro regiões da América Latina e do Caribe:

·         América Central e México: de 13 a 17 de fevereiro em San Salvador (El Salvador).

·         Caribe: de 20 a 24 de fevereiro em Santo Domingo (República Dominicana).

·         Países Bolivarianos: 27 de fevereiro a 3 de março em Quito (Equador).

·         Cone Sul: de 6 a 10 de março em Brasília (Brasil).

Os delegados escolhidos pelas Conferências Episcopais participarão, valorizando a variedade de carismas e vocações: leigos e leigas, religiosos e religiosas, diáconos, sacerdotes e bispos.

Nos encontros regionais os participantes trabalharão exclusivamente no Documento para a Etapa Continental (DEC), também à luz da metodologia da conversa espiritual, e tomando como eco o que foi discernido nas Dioceses, as sínteses das Conferências Episcopais e o texto conclusivo da Primeira Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, que tem sido uma verdadeira experiência sinodal.

Como será redigida a Síntese Continental?

No final dos quatro encontros regionais, será realizada uma reunião em Bogotá (Colômbia) com dois delegados de cada região, membros da equipe para a fase continental e outros convidados, para elaborar, também num quadro de discernimento, a síntese continental. Seguir-se-á uma reunião de bispos para que, conforme solicitado pelo Documento, possam reler colegialmente a experiência sinodal vivida com base no seu carisma e responsabilidade específicos, mas respeitando o processo realizado e sendo fiéis às diferentes vozes do Povo de Deus. Este documento será enviado até 31 de março de 2023 à Secretaria Geral do Sínodo para constituir, juntamente com os dos outros seis continentes, a base do Instrumentum Laboris da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que terá a sua primeira sessão em outubro de 2023 e a sua segunda sessão em outubro de 2024.

Fotógrafo: Centro de Pastoral

Fonte: Elisabete Gambatto - Assistente de comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo