Sínodo 2021-2024

19.Set - O compromisso da Assembleia Ordinária do Sínodo com a proteção da Criação
O compromisso da Assembleia Ordinária do Sínodo com a proteção da Criação

Às vésperas da publicação de uma "nova" Laudato si', a Secretaria Geral do Sínodo pretende dar a sua contribuição para o cuidado da criação através de uma forma de compensação das emissões residuais de CO2 produzidas pela próxima 16ª Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos. Com o apoio econômico da Fundação SOS Planet e a contribuição técnica da LifeGate, já experimentada por ocasião da Assembleia Sinodal de 2019, parte das emissões residuais de CO2 será compensada graças a projetos capazes de gerar um "crédito" de carbono que equilibrará a "dívida" acumulada.

O projeto escolhido para a compensação de emissões, que responde ao critério de ecologia integral proposto pela encíclica Laudato si', reúne o aspecto ecológico, o cuidado com a terra e a ajuda concreta à vida das populações envolvidas. O projeto identificado, implementado na Nigéria e no Quênia, visa a disseminar fogões eficientes e tecnologias de purificação de água para famílias, comunidades e instituições. As novas tecnologias reduzirão significativamente o consumo de biomassa não renovável e de combustíveis fósseis para cozinhar e ferver água. Isso resultará em uma melhora significativa na poluição do ar, que tem uma correlação direta com doenças respiratórias e taxas de mortalidade, especialmente entre mulheres e crianças, e, consequentemente, melhorará o estado de saúde das populações afetadas.

O projeto usará os recursos da venda de créditos de carbono para apoiar os parceiros locais envolvidos na produção, distribuição e manutenção das tecnologias. "Nunca” - como o Papa escreveu na Laudato si' – “maltratamos e ofendemos nossa casa comum como nos últimos dois séculos. Em vez disso, somos chamados a nos tornar instrumentos de Deus Pai para que nosso planeta possa ser o que ele sonhou ao criá-lo e responder ao seu projeto de paz, beleza e plenitude".

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2023-09/compromisso-da-assembleia-ordinaria-do-sinodo-com-a-criacao.html