Sínodo 2021-2024

04.Mai - Líderes das Pastorais Sociais realizam escuta sinodal
Líderes das Pastorais Sociais realizam escuta sinodal

Coordenadores e Assessores Arquidiocesanos das Pastorais Sociais da Arquidiocese de Passo Fundo realizaram a escuta em vista do Sínodo “Por uma Igreja Sinodal: Comunhão – Participação – Missão”. O encontro aconteceu, dia 28 de abril, na Casa de Retiros.

Segundo o Articulador das Pastorais Sociais, Pe. Daniel Rodrigo Feltes, “o encontro dos representantes das Pastorais Sociais é um espaço de comunhão, de partilha de cada grupo e de caminhar juntos atentos aos clamores da sociedade. A sinodalidade é caminhar com a Igreja e somar forças e tomar iniciativas em vista da justiça e do bem comum”.

Entre as realidades marcantes que apareceram na escuta sinodal foram destacadas as migrações e a educação. A Coordenadora Arquidiocesana da Pastoral das Migrações, Ir. Norma Kleinubing, percebe que “o migrante vive a sinodalidađe, firmando seus passos na fé e na igualdade, junto ao povo que o acolhe, rumo um novo porvir”.

Um dos Coordenadores Arquidiocesanos da Pastoral da Educação e Cultura, Diácono Silvio Bedin, enfatiza que o processo de reorganização que está sendo realizado nesta pastoral objetiva ser um serviço amplo no campo da educação, “assumindo uma atitude de escuta sensível à realidade educacional, promovendo o humanismo integral e solidário”.