Sínodo 2021-2024

29.Nov - Fase Continental do Sínodo - uma nova escuta à Arquidiocese
Fase Continental do Sínodo - uma nova escuta à Arquidiocese

A Equipe de Animação, no Brasil, do Sínodo envia às dioceses um comunicado com orientações à fase continental do processo do Sínodo dos Bispos.

Os membros informaram que a participação nas duas primeiras etapas do processo sinodal iniciado em 2021 foi muito expressiva. No Brasil, mais de 260 sínteses foram recebidas na conclusão da Etapa Diocesana. A Síntese da Arquidiocese de Passo Fundo está aquiTodo esse material foi reunido em uma Síntese única, enviada à Secretaria Geral do Sínodo.

Somam-se à do Brasil as sínteses de outras 111 Conferências Episcopais, de todas as 15 Igrejas Orientais, de 17 dos 23 dicastérios da Cúria Romana, além de outras sínteses advindas de institutos, associações e movimentos. “A participação expressiva e a adesão entusiasmada ao processo sinodal testemunham a disposição da Igreja em falar e ouvir, especialmente à escuta do que o Espírito diz às Igrejas (cf. Ap 2,29). O processo sinodal, porém, não se encerrou. Estamos na Fase Continental...

A partir das Sínteses recebidas, a Secretaria Geral do Sínodo elaborou o Documento de Trabalho para a Etapa Continental (DEC), que pode ser acessado aqui, e tem com como inspiração a exortação de Isaías: “Alarga o espaço da tua tenda!” (Is 54,2). Publicado em 27 de outubro de 2022, o DEC traz um belíssimo mosaico dos processos de escuta que marcaram a primeira fase do sínodo. O texto recupera diversos trechos das diferentes Conferências Episcopais e revela o aspecto universal de tantos frutos, sementes e ervas daninhas que também pela Igreja no Brasil haviam sido identificados.

Além disso, o DEC indica como será a organização da Etapa Continental, que incluirá nova escuta às dioceses. Dessa vez, os principais envolvidos serão o Bispo diocesano e a Equipe sinodal diocesana. Cada diocese poderá discernir a viabilidade ou não de convidar outras pessoas para participar desta etapa. Os passos serão os seguintes:

Em atitude orante, ler o Documento para a Etapa Continental. Em conjunto e mantendo a atitude orante, discernir a respeito das três questões indicadas no DEC, n. 106:

a. Depois de ter lido o DEC em ambiente de Oração, quais intuições ecoam, de modo mais intenso, com as experiências e as realidades concretas da Igreja do vosso continente? Quais as experiências vos aparecem novas ou iluminadoras?

b. Depois de ter lido o DEC e fazer uma pausa em oração, quais tensões ou divergências substanciais surgem como particularmente importantes na perspectiva do vosso continente? Consequentemente, quais são as questões ou interrogações que deveriam ser enfrentadas e tomadas em consideração nas próximas fases do processo?

c. Olhando para aquilo que emerge das duas perguntas precedentes, quais são as prioridades, os temas recorrentes e os apelos à ação que podem ser partilhados com outras Igrejas locais no mundo e discutidos durante a Primeira Sessão da Assembleia sinodal em outubro de 2023?

As reflexões do grupo a respeito de cada questão devem ser registradas no formulário eletrônico preparado pela Equipe Nacional de Animação do Sínodo, que será enviado às dioceses. O prazo é o dia 17 de fevereiro de 2023.

Após o dia 17 de fevereiro de 2023, a Equipe Nacional de Animação do Sínodo fará um novo trabalho de Síntese das contribuições recebidas, que será levada para a Etapa Continental. Essa etapa, que reunirá as Conferências Episcopais do Cone Sul, acontecerá em Brasília (DF), entre os dias 6 e 10 de março de 2023.

Fonte: CNBB

Fonte: Coordenação Arquidiocesana de Pastoral e Equipe Arquidiocesana do Sínodo