Sínodo 2021-2024

18.Jul - Etapa arquidiocesana do Sínodo foi encerrada na Arquidiocese de Passo Fundo
Etapa arquidiocesana do Sínodo foi encerrada na Arquidiocese de Passo Fundo

A etapa arquidiocesana do Sínodo 2021-2023 “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão” foi oficialmente encerrada, no último sábado, 16 de julho, na Casa de Retiros, durante a Assembleia Arquidiocesana Celebrativa do Processo Sinodal. O encontro contou com a participação de cerca de 140 pessoas.

A manhã teve início com uma oração de acolhida, onde foram refletidas as atividades realizadas pelos participantes desde o início do processo, as três palavras chave e três falhas apresentadas pelo Papa Francisco no lançamento do Sínodo, em outubro de 2021.

Três palavras-chave

Comunhão: Pela comunhão e pela missão imitamos a vida divina da Santíssima Trindade. As três Pessoas divinas vivem a comunhão ad intra e ad extra.

Participação. Celebrar o Sínodo é bom e importante, mas é verdadeiramente fecundo se se tornar expressão viva da Igreja. Para nós, a participação deriva da fé batismal. Não é uma participação em busca de interesses egoístas, mas para melhor viver a comunhão e a missão.

Missão: Nossa comunhão está ligada à missão de anunciar e instaurar o Reino de Deus em todos os povos. E esta comunhão constitui germe e princípio do Reino de Deus aqui na terra, o Espírito impele à missão.

Três riscos

Formalismo – uma experiência de fachada, sem realmente ouvir e fazer o discernimento e sem acompanhar o processo com a Igreja universal.

Intelectualismo – falar sem entrar e refletir os reais problemas da Igreja e os males do mundo, querendo mais defender ideologias do que a vida real do povo de Deus.

Imobilismo – não ter coragem de avançar, de mudar, de se “encarnar”, ficando preso ao “sempre foi assim”, a uma roupagem do passado.

Após a oração na capela, os participantes se reuniram no Auditório Cristo Mestre, onde foi apresentada a Síntese Arquidiocesana, que foi produzida a partir de todas as Sínteses Paroquiais feitas por toda a Arquidiocese de Passo Fundo. Ao todo, foram recebidas cerca de 50 sínteses.

Alguns pontos de destaque apresentados pela equipe foram a necessidade de melhora de acolhida nas comunidades por parte dos presbíteros e membros da Igreja, uma rotação maior na coordenação das equipes de trabalho das paróquias e uma maior valorização do trabalho realizado pelas mulheres, sugerindo até a permissão delas fazerem parte do ministério ordenado.

O encontro foi encerrado com a Santa Missa, presidida pelo Arcebispo Dom Rodolfo. Durante a Celebração os Referenciais Paroquiais tiveram a oportunidade de ofertar a Deus todo o trabalho realizado até o momento, e a Equipe Arquidiocesana, representada pelo Referencial Arquidiocesano, Padre Ivanir Antonio Rampon, ofertou a Síntese Arquidiocesana, unificando todo o trabalho realizado pela Arquidiocese de Passo Fundo.

Um agradecimento especial ao Arcebispo Dom Rodolfo, presbíteros, diáconos permanentes, referenciais paroquiais, membros das equipes de escuta, equipe arquidiocesana para o Sínodo e todos os participantes dos grupos de escuta, que abraçaram em conjunto este processo sinodal proposto pelo Papa Francisco.

Clique aqui e acesse o albúm com fotos do dia.

Amanda Nascimento