Sínodo 2021-2024

01.Abr - Criatividade e comunhão marcaram o processo de escuta do Sínodo 2021-2023, nas paróquias de Casca e Evangelista

Em nossa Arquidiocese de Passo Fundo, as paróquias, grupos e pastorais estão desenvolvendo o processo de escuta em diversas metodologias, o que nos serve de motivação.  No dia 26 de março, Mirte Santina Pagnussat, da coordenação da Equipe Sinodal Arquidiocesana, esteve acompanhando as equipes das paróquias de Casca e Evangelista, com apresentação de slides motivacionais sobre o Sínodo, apresentando o tema, rezando e ouvindo a Palavra de Deus, preparando, assim, a reunião de escuta que aconteceu em seguida.

A fase diocesana do Sínodo que estamos vivendo é de fundamental importância, assim como nos mostra o Documento Vademecum: “muita riqueza virá de discussões entre paróquias, movimentos, leigos, escolas e universidades, congregações religiosas, comunidades cristãs de bairros, ação social, movimentos ecumênicos e inter-religiosos e outros grupos”.

Mais de cem pessoas estiveram presentes deixando-se inundar pelo Espírito de Deus, que iluminou e vivificou o “caminhar juntos”. Após a apresentação, os presentes foram distribuídos em dez grupos, para a realização do momento de Escuta, a partir da “Questão Fundamental”, considerando os dez núcleos temáticos que o Documento Preparatório propõe.

Abertos ao Espírito, o membro do grupo para o Sínodo em Casca, Diácono Dejair Varella, menciona que “foi muito proveitosa a escuta, os grupos, com várias sugestões, opiniões, sendo que muitos frutos surgirão, com certeza”.

Que o momento seja para todos de motivação para a concretização da experiência do “caminhar juntos”.

Infomações: C
oordenação Arquidiocesana do Sínodo