Sínodo 2021-2024

09.Jul - Celebrações em Ação de Graças pela Conclusão da Primeira Fase do Sínodo
Celebrações em Ação de Graças pela Conclusão da Primeira Fase do Sínodo

Algumas Paróquias da Arquidiocese de Passo Fundo estão realizando uma Celebração Paroquial de Conclusão da Primeira Fase do Sínodo 2021-2023. Já a Celebração da Fase Arquidiocesana será no próximo sábado, 16 de julho.

Na centenária Paróquia de São Roque, de Dois Lajeados, houve uma Missa de Encerramento do Processo de Escuta e Síntese. Na Missa participaram também os Padrinhos e Madrinhas dos crismandos 2022 e, na ocasião, os crismandos realizaram o Rito da Iluminação. Foi feita uma memória do processo de escuta, da acolhida da Equipe de Escuta, dos grupos participantes, das rodas de escuta e da elaboração da Síntese. A Síntese da Paróquia está disponível a quem desejar na Secretaria Paroquial.

Segundo a Referencial Paroquial, Sandra Regina Zen De Pizzol, “o processo sinodal suscitou certamente muita alegria e dinamismo, mas também nos colocou diante de dificuldades, desafios e incertezas que precisam ser enfrentadas. Uma Igreja Sinodal é uma Igreja Missionária, onde cada batizado precisa repensar e assumir seu papel em relação à Igreja, se sentir corresponsável pela missão da Igreja, de modo que a nossa comunidade local possa contribuir para tornar tangível a Sinodalidade, em direção à comunhão mais profunda, participação plena e para que possamos cumprir nossa missão no de Cristãos, que é o que o Sínodo nos propõe”.

O Referencial Arquidiocesano para o Sínodo, Pe. Ivanir Antonio Rampon, juntamente com a Equipe Arquidiocesana, agradece aos Referenciais e às Equipes de Escuta do Sínodo pelo trabalho realizado até agora. Um agradecimento especial também é dedicado aos participantes das rodas de escuta que responderam à questão fundamental: Como está o “caminhar juntos” e que passos novos o Espírito Santo está nos pedindo...

No dia 16 de julho acontecerá a Celebração da Conclusão da Primeira Fase do Sínodo na Casa de Retiros, das 8h às 13h. Participarão o Clero, os Referenciais Paroquiais para o Sínodo e um membro de cada Equipe Paroquial de Escuta.