Sínodo 2021-2024

11.Fev - Arquidiocese disponibiliza questionário para o Sínodo 2021-2023
Arquidiocese disponibiliza questionário para o Sínodo 2021-2023

O Sínodo 2021-2023 já está plantando frutos para serem colhidos durante a etapa diocesana, que teve início em outubro de 2021 e será encerrada em agosto de 2022. Ao convocar este Sínodo, o Papa Francisco convida toda a Igreja a refletir sobre um tema que é decisivo para a sua vida e missão: “O caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milénio”, disse o Papa em seu discurso de comemoração do cinquentenário da instituição do Sínodo dos Bispos.

O Vademecum para o Sínodo sobre a Sinodalidade explica que a sinodalidade permite que todo o Povo de Deus caminhe em conjunto, escutando o Espírito Santo e a Palavra de Deus, para participar na missão da Igreja na comunhão que Cristo estabelece entre nós. Em última análise, este caminho a percorrer juntos é a forma mais eficaz de manifestar e pôr em prática a natureza da Igreja como Povo peregrino e missionário de Deus.

O processo do Sínodo tem o intuito de tomar decisões pastorais que reflitam ao máximo possível a vontade de Deus. Através na voz viva dos fiéis, o objetivo do atual Sínodo é escutar o que o Espírito Santo está a dizer à Igreja e visa promover uma experiência viva de discernimento, participação e corresponsabilidade, onde se reúne uma diversidade de dons para a missão da Igreja no mundo.

Pensando nisso, a Arquidiocese de Passo Fundo formulou um questionário que está sendo disponibilizado para todos que não terão a oportunidade de participar do processo de escuta como parte de algum grupo, ou quem deseja deixar a sua contribuição de forma individual e mais detalhada. No final da etapa diocesana, será realizada uma síntese de todas as respostas e sua contribuição será essencial para produzir o documento que será entregue à CNBB e ao Vaticano. Participe clicando aqui.

Amanda Nascimento