Sínodo 2021-2024

02.Out - Arquidiocese de Passo Fundo realizou o Together dos Referenciais Paróquias e das Equipes de Escuta do Sínodo 2021-2024.

O Together dos Referenciais Paroquiais e das Equipes de Escuta da Arquidiocese de Passo Fundo aconteceu, sábado, 30 de setembro, no Santuário Nossa Senhora Aparecida. Foram três horas de Vigília em prol da fase universal ou romana do Sínodo 2021-2024.

O Together – do inglês “todos juntos” – é uma vigília de oração e um sinal de comunhão com o processo sinodal que a Igreja Católica está vivenciando. No dia 30 de setembro, o Papa Francisco e representantes de diferentes Igrejas estiveram reunidos em louvor e silêncio, escutando a Palavra de Deus, na Praça de São Pedro. Foi o Together de Roma. O Together aconteceu ou vai acontecer em muitas Igrejas locais do mundo.

Na Arquidiocese de Passo Fundo, a Equipe Arquidiocesana do Sínodo preparou e coordenou esse momento de fé invocando e confiando ao Espírito Santo a próxima Assembleia Geral do Sínodo que terá início dia 4 de outubro de 2023 em Roma. Houve a memória do processo sinodal, escuta da Palavra de Deus, louvor e intercessão, cantos de Taizé e silêncio. Foi um forte sinal de fraternidade e de paz. Foi um caminhar e rezar juntos. Foi um convite a “alargar o lugar da tenda” (Is 54,2).

No início do Together dos Referenciais Paroquias e das Equipes de Escuta foi afirmado:

TOGETHER: Todos juntos rezando em prol do Sínodo 2021-2024! Todos juntos participando do Sínodo! Todos juntos escutando o Espírito Santo! Todos juntos vestindo-se da nova humanidade! Todos juntos formando o povo eleito de Deus!

Ao final da Vigília, Pe. Ari Antonio dos Reis, Coordenador Arquidiocesano da Ação Evangelizadora presidiu a Missa. O Referencial Arquidiocesano para o Sínodo 2021-2024, Pe. Ivanir Antonio Rampon fez a homilia a partir do texto de Is 54, 1-8, especialmente o versículo 2 que afirma: “Aumente o espaço de sua tenda, ligeira estende a lona, estique a corda, finque as estacas”. O Arcebispo de Passo Fundo, Dom Rodolfo Luís Weber afirmou que o processo que vivenciamos nas comunidades já é um bom fruto do Sínodo.

Além do Together dos Referenciais Paroquiais e das Equipes de Escuta, já aconteceu o Together dos Presbíteros. No próximo dia 03 vai acontecer o Together da Vida Religiosa Consagrada, no Instituto  São Carlos, das 18h às  20 h. Já o Together das Juventudes acontecerá no Santuário Nossa Senhora Aparecida, dia 12 de outubro, às 18h. O evento também acontecerá nas Paróquias. Confira aqui o dia e o horário do Together Paroquial.

Fotógrafo: ASCOM

Fonte: Equipe Arquidiocesana para o Sínodo