Sínodo 2021-2024

13.Set - 01.Set - Presbíteros da Arquidiocese de Passo Fundo realizam o Together durante o retiro

Os presbíteros da Arquidiocese de Passo Fundo estão desde o dia 28 de agosto em retiro espiritual no Recanto Medianeira – Veranópolis – RS. O retiro, orientando por Dom Genival Saraiva de França, bispo emérito de Palmares - PE, tem como tema: Vida no presbitério arquidiocesano em espírito sinodal e lema: O Filho do Homem veio para servir (cf. Mt 20,28). Servir ao Senhor com alegria (cf. SL 100,2).

Durante o período de recolhimento os presbíteros realizaram o Together presbiteral atendendo à solicitação do Papa Francisco e em comunhão com toda a Igreja. A celebração aconteceu durante a Vigília Eucarística e teve como fundamentação o Evangelho de Mateus 2, 1-12 que narra a visita dos magos ao menino Jesus, recém-nascido. A reflexão do texto embasou-se na homilia do Papa Francisco por ocasião da Festa da Epifania de 2021 segundo três expressões: levantar os olhos; pôr-se a caminho; ver.  Aproveitou-se o momento para refletir também os momentos significativos da caminhada sinodal no que diz respeito à vida e missão dos presbíteros na arquidiocese de Passo Fundo.

O Together – Encontro do Povo de Deus vai acontecer em Roma (30 de setembro) e em diversas Igrejas locais. Na Arquidiocese de Passo Fundo, já aconteceu o Together dos Presbíteros e está para acontecer o Together da Vida Religiosa Consagrada, o Together dos Referenciais Paroquiais e das Equipes de Escuta, o Together das Paróquias e o Together das Juventudes. Em breve, este site publicará mais informações.

Fonte: Ascom - Elisabete Gambatto