A Paróquia São José de Passo Fundo, composta pelas comunidades do bairro São José e dos municípios de Mato Castelhano e Coxilha celebrou nesta quarta-feira, 1° de fevereiro, a missa de acolhida do seu novo pároco Padre Cassiano Pertile. O novo pároco irá atuar junto com o vigário paroquial Padre Leonardo Maria Foschiera, nas 22 comunidades. A celebração eucarística foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom Rodolfo Luís Weber e por outros padres que concelebraram.
Padre Cassiano Pertile, que é natural do município de Marau/RS, tem como lema de vida presbiteral “O bom pastor dá a vida por suas ovelhas” (Jo 10,10). Recentemente ele concluiu seus estudos de mestrado em Teologia Bíblica do Novo Testamento na PUC-SP.
No início da celebração eucarística, durante o rito de posse, ocorreu a leitura da provisão do novo pároco. Em seguida, Padre Cassiano recebeu o livro dos Evangelhos das mãos do Arcebispo, uma vez que é o seu dever anunciar e pregar a Palavra de Deus em todos os tempos, guiado pela sabedoria do santo Evangelho.
Ainda durante o rito ocorreu a renovação das promessas sacerdotais, momento em que o novo pároco confirmou a sua disposição de atuar como cooperador do Bispo na missão sacerdotal, trabalhando em comunhão com toda a Igreja e cuidando com zelo da Paróquia que lhe foi confiada. Após, os membros do Conselho Paroquial de Pastoral entraram em procissão com alguns objetos que expressam a missão e o dever do pároco junto ao povo. As chaves do sacrário e da igreja e também o óleo dos catecúmenos utilizados nas celebrações dos batizados. Por sua vez, os pais do Padre Cassiano levaram em procissão a estola roxa, utilizada especialmente no sacramento da Reconciliação, nas bênçãos e nas celebrações de exéquias, evidenciando que a missão da Igreja, por meio do ministério presbiteral é acolher a todos e ser sinal da misericórdia infinita de Deus.
Ao final da celebração, o novo pároco destacou que os desafios vividos pela pastoral nos tempos atuais são complexos, porém não são menores daqueles enfrentados em épocas passadas. Cada tempo possui o seu contexto específico, sendo que cabe aos agentes de evangelização vislumbrar caminhos criativos para continuar transmitindo a Boa-Nova do Evangelho, que é sempre atual. Além disso, Padre Cassiano afirmou que seu desejo é manter a unidade e a sintonia entre as diversas comunidades que compõem a Paróquia. Por fim, o novo pároco agradeceu ao Padre Daniel Feltes pelo trabalho realizado nos últimos três anos junto com a Paróquia São José.
Fotógrafo: Centro de Pastoral
Fonte: Assistente de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo - Elisabete Gambatto