A Paróquia São Francisco de Assis vivenciou com alegria neste último sábado, 28 de janeiro, a acolhida do padre Élio Eilert como novo pároco. Presidida pelo Arcebispo da Arquidiocese de Passo Fundo, Dom Rodolfo Luís Webber, e contou com a participação pelo Pe. Luis Aberto Signor e o diácono Fenando Miguel Adans. Como sinal de acolhida e unidade com o novo pároco, as três comunidades da paróquia se fizeram presentes.
Natural de Colorado, Padre Élio completou em dezembro de 2022, 31 anos de ordenação presbiteral, que tem como Lema: “Eu sou o Bom Pastor” (Jo 10). O presbítero, atuava como vigário paroquial de São Luiz Gonzaga em Casca.
A leitura da provisão de posse, que destaca os principais compromissos do pároco, foi testemunhada pela comunidade presente. Durante o rito, ocorreu também a renovação das promessas sacerdotais, onde Pe. Élio manifestou sua disposição de cooperar com o Bispo, trabalhando em comunhão com ele e cuidando com zelo da Paróquia que lhe está sendo entregue. Após, juntamente com a comunidade, professou sua fé e recebeu do Celebrante as chaves da Igreja, do Sacrário, óleo batismal e a estola roxa - símbolos que representam a atuação junto à comunidade, o serviço em favor da Igreja e seu papel na construção da evangelização.
Logo após, Padre Élio fez o Juramento de Fidelidade, segundo a fórmula aprovada pela Santa Sé, assumindo o ofício de Pároco da Paróquia São Francisco de Assis.
Ao final da celebração eucarística o novo pároco agradeceu a D. Rodolfo, o Pe. Luis, pároco de Casca, aos paroquianos da comunidade de Evangelista que vieram acompanhar sua posse e também toda comunidade da Paróquia São Francisco de Assis que se fez presente. Destacou também que: “Deus sempre nos surpreende! Aprendi que sempre devemos estar atentos abertos para acolher as surpresas que ele nos reserva, mesmo sem entender o seu insondável e indecifrável desígnio. ” Nos seus 31 anos de vida sacerdotal, encontra-se cada vez mais motivado a dar o seu melhor. “Sou muito feliz na vocação presbiteral. Peço a Deus para que continue me iluminando para que eu possa anunciar Jesus Cristo, e não a mim. ”
Após a celebração, a comunidade saudou o novo pároco e o concelho de assuntos econômicos (CAE) confraternizou com o novo Pároco.
Fotógrafo: Elisabete Gambatto
Fonte: Assistente de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo