A padroeira do município de Passo Fundo, Nossa Senhora da Conceição, foi celebrada, neste domingo, 08, por centenas de fiéis que se reuniram, na Praça Tamandaré, em frente à paróquia – que é a mais antiga da cidade, inaugurada antes mesmo da fundação do município - para a tradicional procissão e missa campal. Neste ano, a comunidade celebrou a 172ª Festa da Padroeira orientada pelo lema “Com Maria Imaculada: escolhidos e enviados para a missão”.
Precedida por uma Novena Preparatória que ajudou os fieis a celebrarem e refletirem a presença de Maria junto ao povo, a Festa da Padroeira recordou as diferentes ações que vem sendo realizadas nas paróquias pelos grupos, pastorais e movimentos em busca de vivenciar a missão de ser Igreja.
Durante a sua homilia da missa, o pároco, padre Cassiano Alberto Pertile, destacou os textos da liturgia – que retratam Maria Imaculada – e incentivou a comunidade a observar o exemplo de Maria. “Maria é imaculada – concebida sem pecado – pela graça de Deus, sim. Mas, também, Maria trabalhou para isso. Não foi passiva, pelo contrário: foi uma pessoa de atitude e se viveu uma vida sem pecado é porque agiu assim”, comentou o padre que acrescentou, também, que Maria vivia em uma minúscula aldeia, em meio à periferia. “Deus vai ao encontro daqueles que estão excluídos, nas periferias. E, como diz o papa Francisco, seja as periferias urbanas ou as periferias sociais”, complementou.
O padre destacou, ainda, a humildade, o temor de Deus e a capacidade de diálogo que é possível encontrar em Maria. “A atitude de ser imaculada começou, em primeiro lugar, por ser uma pessoa que cultivou o diálogo. E nós, temos coragem e a atitude de dialogar?”, questionou. “Nada substitui o diálogo. Maria prova, portanto, que tem personalidade. E nós celebramos, sim, a mulher concebida sem pecado por graça de Deus, mas, também, porque soube dizer não ao pecado. Nós, também, temos a condição de dizer não para tudo aquilo que afasta de Deus”, concluiu. Depois da celebração, a comunidade participou, ainda, de um almoço festivo.