No dia 29 de setembro às 19h30 na Paróquia Cristo Rei de Marau, acontecerá a inauguração e bênção da Igreja de Santa Terezinha localizada no bairro Nova Alternativa. A missa será presidida pelo Arcebispo da Arquidiocese de Passo Fundo por Dom Rodolfo Luís Weber.
A construção do Templo iniciou com o projeto em meados de 2018 e devido à pandemia de Covid-19 foi suspensa. No início de 2023 as obras foram retomadas e com o empenho e dedicação da comunidade, dos devotos e da paróquia a construção foi concluída realizando um sonho antigo da comunidade. O Templo tem lugar para 104 pessoas e foi concluído há poucos dias.
Quando iniciou o bairro, as missas eram realizadas nas casas das famílias. Mais tarde com a construção do ginásio, passaram a acontecer no porão do mesmo até a inauguração e bênção.
O Pároco frei Laércio Duminelli da Luz, OFMCap, disse estar muito feliz com esta capela. É um sonho antigo da comunidade que se tornou realidade pelo esforço de muitas pessoas que em menos de um ano conseguiram erguer e mobiliar a capela. Frei Laércio destacou ainda que quando dialogam sobre a construção, disse que se fosse concretizado a obra seria doado para a comunidade a imagem de Santa Terezinha que se encontrava na Igreja Matriz Cristo Rei, sendo assim, na sexta-feira dia 29/11 a mesma será levada em carreata e procissão até a comunidade onde será abençoada junto com o Templo. A comunidade está muito feliz porque isso ajuda no fortalecimento da fé dos cristãos e permite momentos especiais de oração e encontro com Deus. É bonito ver a fé das pessoas e o espírito comunitário.
Para o presidente da comunidade João Maurina, a construção é muito significativa e ficou muito bonita, ter um lugar próprio e adequado para rezar era um sonho antigo que se concretizou. Isso fortalece a fé. Também agradeceu a todos que ajudaram e tornaram esse sonho possível e também às famílias que acolheram as missas em suas casas.
Com a inauguração e bênção do Templo, acontecerá também a primeira missa, onde Dom Rodolfo abençoará o Templo, o Altar e o Sacrário. A programação festiva acontecerá de quarta feira com tríduo em preparação a festa e se estenderá até domingo com festa em honra a Santa Terezinha.
História de Santa Terezinha
Marie Françoise Thérèse Martin, nasceu no dia 2 de janeiro de 1873 em Alençon, na França. Filha de Louis Martim, e Zélia Guérin. O casal Martin teve cinco filhas. Terezinha teve uma infância extremamente feliz. Todos os escritos de sua mãe dão conta de que ela era uma criança alegre, esperta, carinhosa e obstinada. E assim permaneceu até os quatro anos, ocasião em que sua mãe morreu de câncer (em 28 de agosto de 1877). Com apenas 6 anos de idade, após a catequese para a primeira comunhão realizada por sua irmã Paulina, se encantou profundamente pela figura do Menino Jesus e viu esse amor crescer abundantemente em seu coração. Anos mais tarde ao falar sobre o assunto Santa Terezinha afirmava amar muito o Menino Jesus, tanto que ao responder o chamado para a vida carmelitana, recebeu com alegria o nome de Tereza do Menino Jesus. Terezinha, viu as irmãs mais velhas, uma a uma, consagrando-se a Deus até chegar sua vez. Mas a vontade de segui-las era tanta que não quis nem esperar a idade correta. Aos quinze anos, conseguiu permissão para entrar no Carmelo, em Lisieux, permissão concedida especial e pessoalmente pelo Papa Leão XIII. Em 10 de janeiro de 1889, dia em que recebe o hábito, assinará pela primeira vez “Irmã Teresa do Menino Jesus e da Santa Face”, que será seu nome definitivo de Carmelita (Ct 80). Durante sua vida, Santa Terezinha dedicou muitos escritos, poesias e orações ao Menino Jesus, seus primeiros anos da infância e sua natividade. Em 1894 ela pintou o quadro “o sonho do Menino Jesus”, que mostra a figura do Menino Jesus brincando com flores que são oferecidas. No fundo do quadro observa-se a Sagrada Face abaixo da cruz, sob iluminação da lua, simbolizando a Paixão de Cristo.
frei Laércio Duminelli da Luz, OFMCap
Fonte: ASCOM - Elisabete Gambatto