“Inspirando sonhos, educando vidas e fazendo história”
O Lar da Criança Primo e Palmira Pandolfo, em Guaporé, completou 50 anos de existência no último sábado, 24. Para comemorar a data, aconteceu uma missa em Ação de Graças na Igreja Matriz da cidade e, depois disso, uma confraternização aberta a toda comunidade no Salão Paroquial.
Acompanhamento das crianças
Em entrevista, o representante da mantenedora da entidade - que é a Congregação dos Padres Scalabrinianos -, padre Joel Ferrari, afirmou que acompanhar as crianças do Lar é algo extraordinário e maravilhoso. “As crianças amam o Lar, consideram-no como casa e família delas mesmas e isso só nos enche de alegria. Ajudar e acompanhar as meninas assistidas no Lar é viver o Evangelho acreditando num mundo melhor, com mais paz, mais esperança e oportunidades para todos". O padre ainda agradeceu o envolvimento de todas as pessoas durante todos esses anos de existência do Lar. "Todo trabalho desenvolvido nestes 50 anos só foi possível graças a doação, amor e fé de tantas pessoas que de muitas e diferentes maneiras fizeram parte desta história.”
Trabalho solidário
A atual diretora do Lar da Criança, Lucena Faccin, também enfatiza que este é um ano especial para a entidade e para todas as pessoas envolvidas na obra social. “São 50 anos de trabalho solidário em prol das pessoas mais necessitadas da comunidade de Guaporé”, afirma.
Construção do Centro de Eventos
Em virtude da comemoração dos 50 anos de existência, a entidade está empenhada na construção de um Centro de Eventos para atividades esportivas, recreativas e sociais, localizado ao lado do Lar. Ainda não há data para inauguração, mas o objetivo é finalizar a obra no decorrer do ano. A construção do Centro de Eventos está sendo feita com recursos da Congregação Scalabriniana e com o auxílio da Prefeitura Municipal, com maquinários e outros projetos. Segundo o padre Joel, doações podem ser feitas para ajudar na concretização do projeto.“Toda e qualquer doação é muito bem vinda. As pessoas podem dirigir-se a mim, aos casais da diretoria ou no próprio Lar”, afirmou.
O Lar
Localizado em Guaporé, o Lar da Criança Primo e Palmira Pandolfo é uma obra social da Congregação dos Missionários de São Carlos - Scalabrinianos. Fundado em 24 de março de 1968, pelo padre Tranquilo Lorenzin, e custeado pelo casal Primo e Palmira Pandolfo, o Lar presta assistência social a mais de 100 crianças e adolescentes de 5 a 14 anos em situação de risco, vulnerabilidade social e pobreza. A equipe do Lar da Criança é formada por 16 funcionários e conta com o apoio dos Poderes Municipal, Legislativo e Judiciário, além de uma equipe de casais colaboradores, e de empresas e comunidade em geral. O atendimento às crianças e adolescentes é diário, de segunda a sexta-feira, no turno inverso ao da escola. As atividades são diversas: computação, música, dança, recreações esportivas, tricô, croché, artesanato e capoeira. Além disso, recebem reforço escolar e pedagógico, higiene pessoal e alimentação.
As famílias que têm interesse podem inscrever a criança e/ou adolescente em qualquer período do ano. Após a inscrição, a Assistente Social realiza uma visita à família. Quando abrir vaga, seleciona-se priorizando, dentre as que estão na fila de espera, as que apresentarem mais necessidades. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (54) 3443 2097 ou via e-mail pelo endereço: larprimoepalmirapandolfo@gmail.com ou então no Lar da Criança localizado na Rua Marechal Floriano, 1610 no Bairro Planalto.
Programação
Além da Missa em Ação de Graças e a Confraternização pelos 50 anos de existência do Lar da Criança em Guaporé, outros eventos estão programados para os próximos meses.
07 de abril | Brechó do Lar
Horário: 13h30 às 17h
Local: Salão Nossa Senhora do Carmo (Pinheirinho)
06 de Maio | Missa
Horário: 8h
Local: Capela Nossa Senhora do Carmo
19 de Maio | Jantar Solidário
Horário: 20h
Local: CTG Última Tropeada
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br
Texto: Carla Bagnara | PASCOM de Guaporé