Paróquias

30.Abr - Deus caminha com o seu povo: A pastoral com os migrantes venezuelanos
Deus caminha com o seu povo: A pastoral com os migrantes venezuelanos

Neste ano de 2024 o papa Francisco escolheu como tema do dia mundial das migrações “Deus caminha com o seu povo.” Esta frase nos ajuda a entender que Deus não está distante e em momento algum está alheio as realidades mais sofridas, caso dos migrantes. O fenômeno migratório sempre ocorreu ao longo da história. Na nossa região, recentemente, percebemos a chegada de muitas pessoas estrangeiras, especialmente de venezuelanos que buscam aqui condições de vida melhores que na sua pátria natal.

Com o objetivo de conhecer e integrar estes irmãos venezuelanos, a paróquia Nossa Senhora da Saúde de Tapejara realizou no domingo, 28 de abril, um encontro de imigrantes que residem no território da paróquia. Participaram de uma missa celebrada em espanhol, sua língua nativa, presidida pelo pároco de Tapejara, pe. Carlos Jaroceski. Os seminaristas Anderson Munari e Diego Velásquez, este último venezuelano, juntamente com o grupo da Cáritas paroquial e da capela São Cristóvão organizaram esse encontro.

Em sua reflexão o seminarista Diego destacou a necessidade da união entre os irmãos venezuelanos e de crescer na esperança em Deus.  Após a missa, houve a partilha de alimentos e um momento de confraternização entre os presentes, brasileiros e venezuelanos. Esse encontro foi um primeiro passo na organização e no acompanhamento pastoral aos imigrantes. Cabe destacar a alegria que este encontrou com Cristo e os semelhantes produziu em todos, conforme o mandato de Jesus: “Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, ali estou eu no meio deles” (Mt 18,20)

Fotógrafo: Diego Velásquez

Fonte: Anderson Munari