O Padre Evanir Rosa, já ordenado a 36 anos, espalhou seu trabalho de amor, dedicação e devoção por diversas partes do Brasil. Além de ser pároco de paróquias pertencentes a Arquidiocese de Passo Fundo, também já atuou no Maranhão, Rondônia, entre outros.
Logo após 5 anos de sua ordenação, em 1989, foi enviado para o município de Balsas, no Maranhão, onde passou 3 anos trabalhando como missionário e teve a oportunidade de passar para a comunidade a experiência do amor de Deus.
Além do Maranhão, também trabalhou como missionário em Manaus, onde permaneceu durante 6 anos, ainda retornando após algum tempo, para mais 3 anos de serviço.
Atualmente está trabalhando como pároco na Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Nova Mamoré, pertencente a diocese de Guajará-Mirim, Rondônia. Ele comenta que durante seu um ano de trabalho foi recebido por um povo simples, com vocação para a lida do gado, pessoas acolhedoras, que abraçam a vida de comunidade e vivenciam com muita dedicação a espiritualidade da partilha.
“Já não existe mais eventos de caráter financeiro, para as festas e churrascos é tudo realizado através de doações, um espirito bem cristão, comunitário e participativo. Em toda as celebrações, depois da missa, tem a hora da merenda, onde trazem os doces, os salgados, os sucos, tudo preparado por eles mesmos para a partilha”, comenta ele.
Ele também explica que apesar de ser uma comunidade pequena, com cerca de 20 famílias, todos são muito dedicados no trabalho em comunidade, e ali vivem o seu encontro social, participando de todos os Sacramentos, missas e celebrações.
“Depois de vivenciar tantas dioceses agora estou em Rondônia, uma cidade Amazônica, a grande riqueza que se vê é a vivencia em solidariedade e partilha, onde acontece a evangelização, a catequese, dentro desse espirito de grande responsabilidade”, finaliza.
Amanda Nascimento
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br