Mais de 60 catequistas participaram, no último sábado, 10, do Encontro de Catequistas da área pastoral de Carazinho. Através da reflexão e da análise prática, o momento - que foi conduzido pela coordenadora arquidiocesana da Catequese, Mirte Santina - buscou o entendimento e compreensão do método da Iniciação à Vida Cristã, uma das prioridades da Arquidiocese de Passo Fundo.
Proposta
De espírito catcumenal, a Iniciação à Vida Cistã propõe a passagem de uma catequese de caráter doutrinal para um método experiencial. Para Mirte, o encontro proporcionou que se estudassem os detalhes em torno do processo formativo. "O aspecto celebrativo, em ambiente adequado, é muito importante e as catequistas foram dando-se conta que o celebrativo não acontece por si só, mas é um processo pelo qual a pessoa é incorporada ao Mistério de Cristo, morto e ressuscitado, tornando-se discípula de Cristo", comentou. A coordenadora acrescentou, ainda, que a IVC é um desafio que depende de trabalho e dedicaão. "A conversão, em primeiro lugar da(o) catequista é fundamental, sendo que a transformação radical se realiza no âmbito da fé. Assim, a Iniciação Cristã é um desafio que deve ser encarado com decisão, coragem e criatividade", colocou.
Para as catequistas que participaram do encontro - que terminou com as participantes muito animadas - a experiência se concretizou como uma orientação na caminhada. “Foi um momento ímpar de aprendizagem e renovação no modo de iniciar a vida cristã”, comentou a catequista Ionara Machado, da paróquia Nosso Senhor Bom Jesus.
Sammara Garbelotto
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br
Colaboração: Mirte Santina | Coordenação Arquidiocesana de Catequese