No dia 26 de maio de 2024, realizou-se a 30ª Edição da Romaria em honra a Santa Rita de Cássia, com o Tema: “Santa Rita, exemplo de oração, ensina-nos a viver como irmãos”! A Romaria de Santa Rita foi marcada pela participação de aproximadamente 32 mil pessoas e foi caracterizada pela fé e solidariedade em Carazinho, na Região Norte do RS, que neste ano incentivou as doações de alimentos não perecíveis para as famílias atingidas pelas enchentes.
Durante meses, que antecedem a Romaria de Santa Rita, o Santuário é um lugar muito visitado também durante o ano, por diversos romeiros e romeiras que vem para elevar suas preces, fazer seus pedidos a Deus por meio de Santa Rita, a fim de buscar forças e continuar a caminhada e missão. Há três anos foi sendo pensado e realizado alguns momentos que antecedem a Romaria, dentre eles, a Romaria das crianças, que tem sido um momento de fé para que nossas crianças possam fazer sua experiência de fé e devoção, pois auxilia também no cultivo da espiritualidade da família.
Na semana que antecede à Romaria, é celebrado o Tríduo, três dias onde muitos devotos vem ao encontro do Santuário para se prepararem. Cada noite, uma paróquia da Área Pastoral de Carazinho celebra seu dia do tríduo e participa de forma efetiva no domingo da Romaria. Já entre o Dia de Santa Rita de Cássia, comemorado em 22 de maio, e a última sexta- feira (24), houve a celebração do tríduo em homenagem à padroeira das causas impossíveis e dos doentes.
No domingo, a procissão começou às 9h, com saída da Paróquia São José rumo ao Santuário de Santa Rita de Cássia, e nem mesmo o frio de 6 °C conseguiu afastar os fiéis da caminhada de mais de quatro quilômetros, onde Padre Joule, acompanhado do Arcebispo de Passo Fundo, D. Rodolfo Luís Weber, pode rezar e caminhar com o povo de Deus. Chegando ao local, foi celebrada uma missa festiva, com a presença dos padres, diácono e do nosso arcebispo. Dom Rodolfo, em sua reflexão pontuou da importância de reconhecermos que Deus Trindade é o que nos move a estar ali, e que para vivermos concretamente como irmãos é preciso olhar para quem está do nosso lado, pois é ele que precisa de nós. Santa Rita foi uma mulher que viveu intensamente a oração em sua vida, e buscou colocar em prática o que ela rezava. “Hoje nossos irmãos estão vivendo as enchentes e todos nós não estamos livres dessa realidade”. “Para sermos santos é preciso nos aproximar de Jesus, como Santa Rita, embora fosse uma mulher sofrida, não desistiu do Senhor, colocou toda a sua esperança Nele, mas não se esqueceu de quem era seu próximo”. Já no começo da tarde, houve a Bênção da Saúde, dos Objetos Religiosos e ainda Padre Joule ficou para dar as bênçãos aos romeiros que ainda estavam no Santuário. Às 16 horas ainda aconteceu a Missa, como acontece todos os quartos domingos de cada mês.
Nesta edição, diante do cenário vivido pelo Rio Grande do Sul, a Romaria foi motivada na arrecadação de alimentos, dentro de uma ação solidária promovida em favor das famílias atingidas pelas enchentes. Cerca de 350 quilos de alimentos foram arrecadados.
Queremos render profunda gratidão por todos aqueles que fizeram acontecer a nossa 30ª Romaria, pelo carinho e dedicação de cada um no preparo de cada detalhe e doação. Que Santa Rita interceda e proteja cada uma de suas famílias!
A próxima edição da Romaria de Santa Rita de Cássia em Carazinho está marcada para 25 de maio de 2025, no Ano Jubilar!
Fonte: Pascom Arquidiocesana