Neste último domingo, dia 24 de setembro, aconteceu a 152ª Romaria de São Miguel Arcanjo, a mais antiga romaria do interior do Estado do Rio Grande do Sul. A devoção a São Miguel Arcanjo, na região de Passo Fundo, tem sua origem no contexto pós-guerra do Paraguai (entre os anos de 1864-1870). O Sr. Generoso e seu filho Isaías (escravizados que haviam participado da Guerra) retornavam da batalha, quando, nas imediações da redução de São Miguel encontraram perto de um rio uma imagem do Santo, talhada em cedro.
Sendo que o "nego Isaías" estava gravemente ferido, tendo uma das pernas amputadas, este prometeu ao Santo que se chegasse com vida em Passo Fundo, voltaria para buscar a imagem e lhe construiria uma capela. Passadas algumas semanas, "nego Isaías" retornou ao local e trouxe a imagem numa carreta puxada por cavalos. Com a autorização do proprietário da fazenda na qual trabalhavam, Generoso e o Isaías construíram uma capela na localidade do Pinheiro Torto. A partir da presença da imagem do Arcanjo e da construção da capela, a Romaria teria se iniciado e consolidado como ato de fé e identidade do povo negro, vinculado a sua origem e significado, agregando, no transcorrer dos anos outros grupos sociais.
“Com São Miguel, chamados a defender a vida” este foi o lema desta 152ª Romaria e o mesmo esteve em consonância com as virtudes de São Miguel, com o 3º Ano Vocacional do Brasil e com a Campanha da Fraternidade. O lema ajudou a perceber que o Arcanjo é uma presença constante em nossa vida e com ele, caminhamos neste mundo. Assim, sendo vocacionados(as), ou seja, chamados por Deus, assumimos a mesma missão de São Miguel: defender a vida em todas as suas instâncias.
No dia da Romaria, cerca de 10 mil fiéis seguiram em procissão (num percurso de 5 km) saindo em frente a Igreja São Vicente de Paulo seguindo até a Capela São Miguel. Chegando no local, houve a celebração da Missa, presidida pelo Pe. René Guerrier, da Congregação dos Oblatos de São Francisco de Sales. A celebração foi concluída com a presença da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, que dos dias 18 a 24 de setembro esteve visitando as comunidades da Paróquia São Vicente de Paulo, bem como as escolas, Casas Geriátricas e a Fazenda da Esperança Feminina que fazem parte da abrangência da Paróquia e faz parte da iniciativa de preparação para a 42ª Romaria Arquidiocesana de Nossa Senhora Aparecida.
Após a celebração, o grupo Alforria (composto por descendentes direto do Sr. Generoso Isaías) realizaram uma bela apresentação de músicas relacionadas à história de São Miguel e sua relação com o povo afrodescendente. À tarde houve a celebração das bênçãos da água, objetos religiosos e da saúde, bem como as bênçãos individuais.
Fotógrafo: Cléber Vieira
Fonte: Pe. Claudir Pressi - Pároco da Paróquia São Vicente de Paulo