Papa Francisco/ Vaticano

10.Ago - Dom Jaime Spengler: evasão de fiéis católicos preocupa a CNBB
Dom Jaime Spengler: evasão de fiéis católicos preocupa a CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enfrenta um cenário desafiador para combater a evasão de fiéis e a migração de católicos para outras religiões cristãs. Ao mesmo tempo, busca promover o diálogo e propor uma mensagem que seja relevante para diferentes faixas etárias, especialmente em um contexto de desigualdades sociais no país. A metáfora de "ser sal da terra" e "luz do mundo", baseada no Evangelho de Mateus, capítulo 5, versículos 13-14, emerge como uma proposta para enfrentar esses desafios.

De acordo com o presidente da CNBB e arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, a diminuição no número de católicos é uma questão que preocupa a Igreja. Em uma entrevista ao Vatican News, ele alerta sobre a possibilidade de o país perder o título de "mais católico do mundo" com a divulgação dos dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Existe ainda apreensão de que o percentual de católicos possa se tornar inferior a 50%.

"Nós precisamos levar esses números em conta", afirma Dom Jaime. "Há quem diga que, ao serem publicados os resultados do Censo, provavelmente seremos [nós católicos] menos de 50% da população. É um dado que preocupa sim", completa o presidente da CNBB.

Diante desse contexto desafiador, Dom Jaime convoca os fiéis leigos, sacerdotes e religiosos e religiosas para uma reflexão sobre como ser "sal da terra", "luz do mundo" e "fermento na massa", conforme descrito no Evangelho de Mateus. A proposta, completa o arcebispo, “é encontrar uma linguagem que seja capaz de propor a mensagem ao adolescente, ao jovem, ao adulto de hoje num contexto social marcado por desigualdades imensas, mas também por avanços tecnológicos extraordinários”.

Fotógrafo: Vatican News

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2023-08/dom-jaime-spengler-evasao-fieis-catolicos-preocupa-cnbb.html