“Nota-se uma crescente sensibilidade relativamente ao meio ambiente e ao cuidado da natureza, e cresce uma sincera e sentida preocupação pelo que está a acontecer ao nosso planeta” Papa Francisco “Laudato Si” (nº 19).
As enchentes causaram e irão continuar trazendo muitas situações e realidades de sofrimento e dor, por vidas de irmãos e irmãs que se foram e pela destruição e desequilíbrio ambiental. São sofrimentos e consequências que serão sentidas por muito tempo. A catástrofe ambiental é um apelo ao cuidado e amor a Casa Comum. Todos somos convocados a praticar as boas obras de caridade, através da solidariedade e compaixão pelos necessitados. Uma das frases foi publicada nestes dias dizia: “Ninguém pode ajudar todo mundo, mas cada um pode ajudar alguns”. Este espírito simboliza tantos gestos de colaboração, partilha e voluntariado que vem sendo realizados para amenizar a realidade das enchentes ao povo gaúcho. Diversas iniciativas surgiram e estreitaram laços de bem-querer e ajuda humanitária a tantas pessoas que nunca conviveram juntas e estão estabelecendo vínculos de amor ao próximo que foram despertados por tantas mãos e corações em meio a esta gravíssima manifestação climática. Louvamos a Deus por tanta sensibilidade e cuidado para salvar vidas.
A Igreja Católica continuamente incentiva, apoia e propõe a pratica da solidariedade e da partilha, através de seu trabalho de evangelização e de suas organizações de caridade e cuidado com a vida e a Casa Comum. Entre tantas manifestações e contribuições, destacam-se os espaços de acolhimento e motivação para as doações aos atingidos e a disposição de estruturas de salões comunitários e outros espaços para abrigo, recebimento de donativos e preparação de alimentação aos irmãos e irmãs que foram desabrigados e estão sem condições de sobrevivência.
Na Arquidiocese de Passo Fundo são inúmeras a atividades e movimentações que vem sendo realizadas pelas Paróquias, comunidades, Conselhos de Pastoral, grupos de voluntários e outros meios para amenizar essa triste realidade. São mais uma vez sinais e exemplos que deixam o povo gaúcho, esperançoso pela solidariedade e voluntariado. A Paróquia São Vicente de Paulo e a comunidade São Francisco das Chagas, Cohab 1 estão com suas estruturas acolhendo e ajudando para o exercício da solidariedade e voluntariado. Muitas outras Paróquias e comunidades e a própria CNBB e Cáritas estão mobilizadas, como sempre o fizeram em tantas outras catástrofes e necessidades ao povo de Deus.
Que todas as iniciativas e gestos de solidariedade e voluntariado nos ajudem a cuidar de todos e da nossa Casa Comum!
“Não há sistemas que anulem, por completo, a abertura ao bem, à verdade e à beleza, nem a capacidade de reagir que Deus continua a animar no mais fundo dos nossos corações” Papa Francisco, “Laudato Si” (nº 205).
Fonte: Ascom- Elisabete Gambatto