Notícias da solidariedade

24.Mai - Paróquia São José de Carazinho - solidária com os flagelados do Rio Grande do Sul

Ao longo dessas últimas semanas, nós da Paróquia São José de Carazinho, atendendo ao chamado de Jesus, no Evangelho de Mateus 25, 35-40: “Eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram”, estivemos realizando esses gestos bonitos de solidariedade para os sofridos das enchentes! Algumas partilhas marcam essas ações do nosso tempo:

O ministro extraordinário da Sagrada Comunhão, Daniel Rocha, da Comunidade São João Batista em Almirante Tamandaré do Sul nos trouxe uma experiência significativa que nos ajuda a perceber que nós, católicos, estamos nos envolvendo nesse contexto: “Dos dias 18 até dia 21 de maio estive trabalhando como voluntário na cidade de Muçum. Foram 4 dias de intenso trabalho, ajudando moradores na limpeza das casas e estabelecimentos comercias. Trabalhei também como cozinheiro, onde servimos almoço e janta para as pessoas que tiveram que sair das suas casas muitas vezes só com a roupa do corpo...tínhamos como ponto de apoio a Igreja Católica do município, onde o Padre gentilmente cedeu o espaço para cozinharmos dentro da própria igreja e também nos emprestando utensílios como panelas, gás e inclusive alimento para fornecer aos desabrigados. Fizemos mais de 500 marmitas durante os 4 dias”. Também, durante esse dias, algumas lideranças mulheres da comunidade estão usando o Ginásio da Comunidade São João Batista para confeccionar bolachas, cucas, bolos e pães para destinar aos flagelados das enchentes na região do Vale do Taquari. Por dia estão saindo mais de 312 pacotes de bolachas: 166 doces e 146 salgados. E torno de 2000 bolachas doces e mais 4500 palitos salgados por semana.

Outra ação fizemos com a Cáritas Paroquial, onde separamos roupas, cobertores e agasalhos, roupas íntimas, alimentos, materiais de higiene pessoal e de limpeza, a fim de destinar para as famílias. Enviamos pelo Júlio Rapachi, funcionário dos Correios, onde designamos para o município de Canoas – RS.

“A Comunidade Católica Nossa Senhora de Fátima de Rincão do Segredo, Almirante Tamandaré do Sul/RS, representada pelos membros do Conselho e pároco, padre Joule Windson Cunha Santos, em reunião realizada na noite de segunda-feira (13/05/24), decide destinar percentual de lucro das festividades realizadas em honra a Nossa Senhora de Fátima, para famílias atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Cuja doação ficou definida no valor de R$ 3.000,00 (três mil reais), a ser repassado a Paróquia São Gabriel Arcanjo da Diocese de Santa Cruz do Sul, do município de Cruzeiro do Sul/RS, cujo pároco, padre Ezequiel Izidro, realizando assim, o gesto concreto de solidariedade às pessoas necessitadas nesse momento difícil”.

A nossa 30ª Romaria de Santa Rita de Cássia, que acontece no próximo dia 26 de maio de 2024 também realizará seu gesto solidário, onde cada romeiro e romeira poderá levar um quilo de alimento não perecível para destinarmos aos nossos irmãos que estão sofrendo. Uma ação em conjunto com nossas paróquias da Área Pastoral de Carazinho, que também vão se envolvendo, além de tantas ações solidárias que já acontecem.

Enfim, tantos outros gestos de solidariedade estão acontecendo em nossa Paróquia São José e que vão se estender por mais tempo, até mesmo que a obra de caridade continua! Agradecemos imensamente a todos os envolvidos e aqueles que também estão realizando de forma oculta esses gestos solidários.

Pe. Joule Windson Cunha Santos – Pároco da Paróquia São José de Carazinho - RS

Fonte: ASCOM - Elisabete Gambatto