Notícias da solidariedade

23.Mai - A paróquia Nossa Senhora do Rosário de Rondinha abraça a causa de ajuda pelo Rio Grande

A paróquia Nossa Senhora do Rosário de Rondinha através de suas pastorais e movimentos, orientadas e acompanhadas pelo pároco Padre Itamar Lavarda iniciou uma campanha de mobilização para arrecadação de donativos para cidades, famílias e pessoas atingidas pela catástrofe ambiental que atingiu nosso estado do Rio Grande no Sul neste mês de maio 2024.

A ação teve início na sexta-feira dia 03 de maio com ponto de coleta na Casa Paroquial. Já no sábado dia 04 o grupo Onda e Jovens vicentinos estiveram no município de Liberato Salzano distribuindo as primeiras doações que foram: roupas, móveis, colchões, gênitos alimentícios, cestas básicas, sanduíches prontos para consumo, material de higiene e limpeza e higiene pessoal.

No domingo 05 de maio continuando as arrecadações, muitas doações foram recebidas, com isso na segunda-feira 06 de maio foi enviado um caminhão de mercadorias para a cidade de Encantado mais precisamente no bairro Jacarezinho, também um caminhão foi enviado para a cidade de Passo Fundo, onde foi recebido na rádio Planalto que encaminhou para cidades atingidas.

OBS- neste mesmo dia recebemos donativos do município de Ronda Alta recolhidos numa ação do grupo de gipeiros que se uniu a nossa causa!

Na terça-feira 07 de maio as redes de supermercados, farmácias, comércio em geral e CTG da cidade de Rondinha se engajaram na campanha da Paróquia e montaram pontos de coletas em seus estabelecimentos fazendo com que a ação ganhasse força.  Sendo assim na mesma data já conseguimos fazer um entrega no município de Vespasiano Corrêa que também teve algumas famílias atingidas e que estavam com difícil acesso às mesmas principalmente no interior.

Na quarta-feira dia 08 de maio devido à grande quantidade de doações recebidas enviamos mais um caminhão para cidade de Ilópolis que atendeu também as cidades de Putinga e Relvado, cidades onde a situação estava bem delicada.

Com o intuito de ajudar também as pessoas no fortalecimento da fé foi realizada a missa da solidariedade às 19h00 da quarta-feira na igreja matriz. Esta que contou com grande número de fiéis e foi presidida pelo pároco Pe. Itamar Lavarda. Teve momentos de grande espiritualidade, reflexão, esperança, fé e motivação.

Dando continuidade na quinta-feira dia 09 de maio recebemos donativos da cidade de Sarandi, motivados pelos profissionais autônomos e liberais daquela cidade, com isto juntando com nossos donativos foi encaminhado mais uma carga para cidade de Encantado onde a necessidade era grande.

Na mesma data também conseguimos enviar outro caminhão para cidade de Eldorado do Sul, conseguindo contemplar grandes necessidades de uma região daquele município.

No sábado 11 de maio com o envio do padre Itamar sob. a benção de Deus Pai partiram 70 voluntários para cidade de Muçum onde auxiliaram na limpeza de casas, escola, ginásio e com distribuição de alimentos e demais donativos arrecadados para as famílias daquela comunidade.

Na segunda-feira feira dia 13 de maio foi organizado uma entrega de donativos a cidade de São Jerônimo onde eles entraram em contato conosco pedindo auxílio.

Já na quarta-feira 15 de maio um caminhão carregado de roupas, móveis, gêneros alimentícios, produtos de higiene e limpeza e higiene pessoal partiu para cidade de São Leopoldo, atendendo inúmeras famílias que estavam em abrigos ou em casas de amigos e familiares.

No sábado 17 de maio novamente foram encaminhados alimentos, roupas, cobertores, louças, material escolar, brinquedos e demais itens arrecadados para cidade de Muçum a pedido daquela comunidade que tanto precisa de ajuda.

Todas as doações recebidas que tiveram num envolvimento total da comunidade e pretendemos continuar auxiliando nossos irmãos flagelados. Cabendo ressaltar que tudo foi doação, inclusive os transportes, combustível, trabalho voluntário de triagem, viagens, enfim um verdadeiro sentido de amor e ajuda ao próximo!

As escolas do município também estão realizando projetos de conscientização e arrecadando donativos para envio aos necessitados. É lindo e emocionante ver o envolvimento na inocência, força e fé das mensagens, cartinhas e testemunhos que as crianças enviam junto com as doações!

Fonte: ASCOM - Elisabete Gambatto