Em sintonia com o Brasil e com todo o mundo, a Arquidiocese de Passo Fundo realizou na manhã do último sábado, 07 de setembro, uma vigília de oração pela Paz na Síria e no Oriente Médio.
O pedido, feito pelo Papa Francisco no dia 1º de setembro, convocou “todas as pessoas de boa vontade” para que dedicassem um dia de oração e jejum pela Paz Mundial e, de forma especial, na Síria.
Neste sentido, centenas de pessoas se reuniram na Catedral Metropolitana para a programação de vigília, que incluiu a celebração eucarística e adoração ao Santíssimo. Presidida pelo arcebispo metropolitano de Passo Fundo, Dom Antonio Carlos Altieri, a missa foi momento especial de lembrar as diversas situações de guerra que vivenciamos.
“O desejo de paz extrapola até mesmo a fé. O próprio Papa Francisco convocou todos aqueles que boa vontade para rezarem e lutarem pela transformação desta realidade”, afirmou o arcebispo. Dom Altieri destacou também a importância da compreensão de paz como algo que perpassa uma série de fatores: “A paz é ativa em todos os aspectos e nesse sentido o papa emérito Bento XVI, já há dois anos, colocava como tema do Dia Mundial da Paz o cuidado com o meio ambiente”, lembrou.
Dom Altieri concluiu sua reflexão constatando: “Pelo desejo de ser e ter mais, o mundo vai se destruindo. Nós fomos feitos para aquilo que não passa. A vida eterna e vida em abundância”.
Assim como o Papa Francisco, o arcebispo convidou toda a comunidade presente no momento para que, na medida do possível, realizasse um dia de jejum, como gesto de compaixão, solidariedade e partilha.
Victória Holzbach
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@pastoral.com.br