O Secretariado da Cáritas Arquidiocesana realizou na tarde da última terça-feira, 12 de abril, uma visita de acompanhamento à equipe da Cáritas Paroquial de Tapejara. O encontro foi marcado pela partilha das alegrias e dificuldades da equipe nos trabalhos realizados, agendamento de atividades ligadas às oficinas de alimentação saudável, seminário temático das mulheres, além de refletir com maior profundidade a situação das pessoas que se deslocam até a cidade em busca de melhores condições de vida.
Para esse momento de reflexão sobre a temática do migrante, os participantes contaram com a colaboração da Ir. Norma Kleinubing, articuladora da Pastoral das Migrações na Arquidiocese, que conduziu os trabalhos a partir da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado. Em um dos trechos, o texto alerta para a necessidade de “olhar os emigrantes não somente com base na sua condição de regularidade ou irregularidade, mas, sobretudo como pessoas que, tuteladas na sua dignidade, podem contribuir para o bem-estar e o progresso de todos, de modo particular quando assumem responsavelmente deveres com quem os acolhe, respeitando gratamente o patrimônio material e espiritual do que os recebem, obedecendo às leis e contribuindo para os seus encargos”.
Segundo Leonise Bolsonelo, integrante da equipe paroquial, a Cáritas está dando o suporte necessário para as pessoas em situação de vulnerabilidade. “Buscamos atender cada uma em suas particularidades, porém nos sentimos muitas vezes limitadas, principalmente em relação ao idioma”, ressalta.
Após a reflexão as agentes da Cáritas se sentiram desafiadas a conhecer cada vez mais a realidade migratória, promovendo encontros, ações e reunindo as diferentes culturas para celebrar a vida e a solidariedade.
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br
Fonte: Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo