A passagem da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora em Sarandi, por ocasião do Ano da Juventude na Arquidiocese, marcou centenas de pessoas em momentos de forte expressão de fé e devoção.
Nas escolas, a visita dos símbolos proporcionou muita comoção para alunos e professores. Muitas crianças, adolescentes, jovens e professores se identificaram com a espiritualidade da cruz de Jesus e das dores da Virgem Maria aos pés da cruz. Alguns até caíram em lágrimas ao assistirem dois pequenos vídeos do Cristo crucificado e da Virgem Maria aos pés da cruz.
Durante a peregrinação, a oportunidade de tocar na cruz e no ícone foi também momento de pedir perdão, agradecer, ofertar e fazer preces. Entre fitas e bilhetes, os símbolos acolheram os anseios e alegria do povo como que uma mãe acolhe o filho. “Houve crianças que pediam que Deus mandasse um irmãozinho, outras que o pai parasse de beber, ou ainda que os pais deixassem de brigar”, relatou a comunidade local.
Na ocasião, um jovem emocionado afirmou: “Nunca vivemos momentos tão bonitos assim em nossas escolas”. Um professor concluiu: “é dessa espiritualidade que os nossos jovens precisam”.
Em Sarandi, os símbolos passaram pelas escolas, capelas, presídio, Lar da Menina, Patronato e APAE. Neste momento, as réplicas dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude, que se tornaram símbolos do Ano da Juventude da Arquidiocese de Passo Fundo, percorrem as paróquias de Carazinho, onde devem ficar até o início de julho, quando serão acolhidas em Passo Fundo.
Victória Holzbach
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br
Colaboração: Fernando Luiz Concatto