Os seminaristas Antônio Santos, Érico Martins e Wilton dos Santos participaram representando a Arquidiocese de Passo Fundo no 2° Congresso Missionário Nacional de Seminaristas, em Belo Horizonte - MG.
O encontro, que aconteceu de 9 a 12 de julho, teve como tema "O missionário presbítero para uma Igreja em saída" e lema "Ide sem medo para servir".
Para Érico, estudante do 2º ano da Teologia, o encontro foi um profundo momento para refletir sobre a formação missionária dos futuros presbíteros em vista de um autêntico espírito missionário. “Sabemos que é necessário ir sem medo para servir e realizar uma pastoral que vá ao encontro das pessoas, ou seja, ir aonde ninguém quer ir, saudar quem ninguém quer saudar, ouvir quem ninguém quer ouvir; pois os seminaristas já fazem comunhão eclesial e não somente depois de ordenados”, afirmou. Para ele, os seminaristas são chamados a ser uma Igreja em saída, deixando-se conduzir pelo Espírito de Deus, o mesmo que conduziu a vida e a missão de Jesus, o missionário do Pai! “O Congresso me ajudou a aprofundar o meu chamado vocacional à vida presbiteral, a fortalecer em mim a fé e o espírito missionário, partilhar experiências de vida com seminaristas de todas as partes do Brasil e fazer novas amizades”, concluiu o jovem.
Já para Antônio Santos, do 2º ano de Filosofia, o encontro foi muito motivador: “Fomos desafiados a sermos sujeitos do nosso processo vocacional, deixando-nos interpelar pela vida e proposta do Reino de Deus, que nos convida a sermos discípulos e missionários no contexto em que vivemos. Jesus está conosco sempre, é ele que nos encoraja a irmos, sair de nós mesmos, mas permanecer em seu amor”, explicou.
Segundo Antônio, o encontro animou para a responsabilidade da missão, fazendo os jovens perceberem que é preciso preparação, disponibilidade e desprendimento, pois estamos vivendo um momento de graça na Igreja, com a forte presença do papa Francisco, que está nos ensinando a aquecer os corações das pessoas, principalmente dos mais pobres. “Rezo a Deus por todas as vocações da Igreja, que o senhor suscite bons missionários para a sua messe, pessoas capazes de ir ao encontro, de abraçar, acolher, sendo semeadores e sementes do reino de Deus”, finalizou.
No total, foram mais de 300 seminaristas de todo Brasil refletindo sobre a dimensão pastoral-missionária na vida dos futuros presbíteros.
Victória Holzbach
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br