A terra é sagrada, lugar de convivência, onde acontecem as relações de vida, trabalho e cidadania entre as pessoas e a natureza. É na denúncia da concentração, do envenenamento da terra, da água e das pessoas e na falta de políticas públicas adequadas, que o sonho e a luta da Pastoral da Terra – CPT se fortifica.
Para celebrar a caminhada percorrida e manter presente a necessidade de transformação, são realizadas as Romarias da Terra em diversos estados do Brasil. A romaria, que tradicionalmente ocorre na terça-feira de Carnaval, no Rio Grande do Sul nasceu no ano de 1978, em Caiboaté.
No próximo ano, será realizada em Tapes, a 103 km de Porto Alegre, em 04 de março. Já em 2015, a Arquidiocese de Passo Fundo é convidada a acolher a 38ª Romaria da Terra, que será realizada na cidade de David Canabarro no dia 17 de fevereiro.
Nesta perspectiva, com o objetivo principal de iniciar a preparação da Romaria da Terra que ocorrerá aqui na região, uma equipe de coordenação se reuniu na manhã desta quarta-feira (06), com os membros da coordenação colegiada regional, Pe. Celso Luiz Ciconeto e Frei Olavio Dotto.
O momento foi de retomar os encaminhamentos da Assembleia Regional da CPT, realizada em Passo Fundo no mês de agosto. Neste sentido, Frei Olavio reforçou as três linhas de ação definidas para a Pastoral: retomar os processos de formação, destacar e fortalecer a agroecologia e intensificar a luta pela reforma agrária.
A Romaria da Terra se constituiu como um espaço que unifica a fé e a luta do povo na busca de uma convivência menos conflitiva e mais pacífica. As Romarias dão força aos pequenos, reunindo os excluídos da sociedade. Nelas, os pobres da terra podem dizer o que sentem, em sua própria linguagem. Neste ano, a 36ª edição, realizada em Bento Gonçalves, reuniu mais de 15 mil pessoas.
O pároco de Davi Canabarro, Pe. Edí Fávero, lembrou a importância da constituição de uma equipe arquidiocesana para a organização da romaria. Ele ressaltou ainda que o município possui hoje predominância de pequenos agricultores e que também por isso acolherá a atividade com muita alegria. Já o arcebispo metropolitano, Dom Antonio Carlos Altieri, observou de forma especial a necessidade do ecumenismo em todo o processo da Romaria da Terra, bem como a integração dos jovens.
Os participantes da reunião encaminharam a constituição de uma equipe de coordenação geral da 38ª Romaria da Terra, liderada pelo Pe. Edí Fávero. O grupo contará com a participação de diversos setores da Arquidiocese e se encontrará já no dia 09 de dezembro. Foram definidas também as datas das reuniões ampliadas de preparação: 17 e 18 de maio, 13 e 14 de setembro e 29 e 30 de novembro de 2014.
Estavam presentes na reunião desta quarta-feira a coordenação arquidiocesana de Pastoral, representantes da Cáritas Arquidiocesana, o arcebispo metropolitano, Dom Antonio Carlos Altieri, Pe. Edí Fávero, pároco de David Canabarro e Muliterno e os membros da coordenação colegiada regional. O momento foi também de análise dos conflitos de terras na região, reafirmando o desejo da resolução urgente da situação por parte do governo federal.
Victória Holzbach
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br