Nos dias 5 e 6 de julho, com a presença de cerca de quarenta participantes vindos das dioceses e arquidioceses do Rio Grande do Sul, ocorreu a segunda reunião anual ampliada das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) do Estado. Da Arquidiocese de Passo Fundo, participaram Odete Pozzan Schmitz e Pedro Selomar Sehn, no encontro realizado na comunidade São Francisco, em Farroupilha.
Na manhã do dia 5, o encontro foi assessorado por Laurício Neumann, ex-professor da UNISINOS e PUC. Neumann abordou o tema: “Da alienação à participação transformadora”. A partir das palavras-chave entendimento, relação e participação, explanou sobre ideias e conceitos como saber, alienação, consciência, liberdade responsável e transformadora, pessoa, ética, capitalismo, democracia, ditadura e aparelhos ideológicos.
Pela parte da tarde, a Irmã Lúcia Weiler fez um aprofundamento bíblico. Inicialmente, reuniu os participantes em pequenos grupos para conversarem sobre a prática libertadora de Jesus diante dos poderes econômico, político e religioso. Após, o estudo tratou da passagem bíblica dos discípulos de Emaús.
No começo da noite, houve uma celebração diferente na comunidade, onde os participantes foram encaminhados para os moradores que os acolheram.
O segundo dia do encontro foi reservado para questões práticas, como propostas de tema e lema para o 14º Encontro Estadual, que ocorrerá em 2015 na cidade de Farroupilha, e compromissos encaminhados pelas dioceses. Outros assuntos foram: Plebiscito para a Constituinte Exclusiva, que ocorrerá de 1º a 7 de setembro e 20º Grito dos Excluídos, em 7 de setembro.
A próxima reunião da equipe ampliada de CEBs do Rio Grande do Sul ocorrerá nos dias 1º e 2 de novembro no mesmo local.
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br
Colaboração: Pedro Selomar Sehn