A Arquidiocese de Passo Fundo acolheu com alegria neste final de semana, 12 e 13 de abril, o encontro de jovens multiplicadores da Província Eclesiástica. Reunindo jovens e assessores das dioceses de Erexim e Frederico Westphalen, além dos representantes da Arquidiocese de Passo Fundo, o momento reuniu cerca de 40 pessoas.
O encontro iniciou com a celebração da Leitura Orante, transformando a Palavra de Deus em experiência de vida. Em seguida, a dinâmica de apresentação permitiu perceber também os interesses dos jovens nos diferentes contextos, bem como as opções que precisam fazer durante sua vida.
Proporcionando aos jovens a experiência concreta das missões nas diversas realidades, o grupo vivenciou de forma intensa o desafio de evangelizar e ser evangelizado. Eram jovens da roça, do ensino médio, na prisão, drogados, na praça e no shopping que se permitiram convencer e serem convencidos pela proposta do Reino. Deste processo nasceu a compreensão das quatro exigências intrínsecas da evangelização: serviço, diálogo, anúncio e testemunho de comunhão eclesial, trabalhadas detalhadamente pelos assessores regionais do Serviço de Evangelização da Juventude, Ir. Zenilde Fontes e Pe. Neimar Schuster.
Em sintonia com a Igreja de todo o mundo, os participantes celebraram no encontro a Missa de Ramos, presidida pelo arcebispo de Passo Fundo, dom Antonio Carlos Altieri, que é também bispo referencial do Regional Sul 3 para a evangelização da juventude.
Iluminando a caminhada de todo o estado, estão diversos documentos, entre eles, a Exortação Apostólica do Papa Francisco Evangelii Gaudium e as Diretrizes Gerais para a Ação Evangelizadora, documento da CNBB. Este material foi estudado de forma especial no encontro, como balizador da proposta de missão apontada no rio Grande do Sul.
Para organizar a dinamização das ações do ano nas arqui/dioceses, os grupos se reuniram separadamente. Como desafio, estava pensar as propostas para a semana missionária, a comunicação, a viabilização financeira e os grandes momentos de encontro da juventude.
Victória Holzbach
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br