Articulada com várias outras entidades, a Arquidiocese de Passo Fundo inicia hoje a mobilização para a votação do Plebiscito por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político. A iniciativa tem como objetivo provocar mudanças estruturais no sistema político vigente, conforme explica dom Leonardo Steiner, Secretário Geral da CNBB: “o sistema político no Brasil enfrenta diversas distorções que alargam a distância entre o Estado e a Nação”.
Um dos exemplos desta diferença está em um congresso nacional que não representa efetivamente o povo brasileiro. Segundo a Cartilha Plebiscito Constituinte, dos 594 parlamentares eleitos em 2010, 273 são empresários, 160 ruralistas, 66 são da bancada evangélica e apenas 91 são considerados representantes dos trabalhadores. Um Congresso com esta formação não resolverá os problemas do povo, composto por mulheres, negros, indígenas, quilombolas, pequenos agricultores, juventude e os menos favorecidos em geral.
É neste contexto que está inserido o Plebiscito, como um instrumento da democracia direta onde o povo vota para aprovar ou não uma proposta relevante e de interesse da Nação. A intenção é aprovar uma Constituinte Exclusiva e Soberana, em que os membros são eleitos apenas para essa finalidade e tem autonomia para propor as reformas necessárias para o país. O Plebiscito tem uma única questão: Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana do sistema político? Sim ou Não?
Não esqueça que você pode votar online clicando aqui.
Confira abaixo os locais onde estarão disponíveis as urnas de responsabilidade da Arquidiocese:
Programação Geral:
Programação específica:
Victória Holzbach
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br