Nas vésperas da Romaria da Terra sempre ocorre o acampamento da juventude romeira, que reúne jovens de todas as arqui/dioceses do Rio Grande do Sul com o objetivo de refletir com mais profundidade a temática da romaria.
Ainda embalados pela produtiva experiência do 9ª acampamento, realizado na cidade de Tapes, no assentamento da reforma agrária Lagoa do Junco, os jovens se colocam a caminho para preparar a 10ª edição. Na Arquidiocese de Passo Fundo, a paróquia Sagrada Família, que abrange os municípios de David Canabarro e Muliterno, vai acolher os jovens vindos de todos os cantos do estado.
Nesta 38ª Romaria da Terra será discutida a sucessão rural e a necessidade de políticas públicas mais eficientes para garantir a permanência das pessoas no campo, especialmente dos jovens. É alarmante o dado de que 30% das propriedades do RS estão sem sucessão. O problema vai se agravando aos poucos, pois a tendência é aumentar o número de grandes propriedades e, com isso, a monocultura e o uso massivo de agrotóxicos, além do enfraquecimento da agricultura familiar, que produz 70% dos alimentos no Brasil.
O tema é voltado para a realidade da juventude, que não pode ficar de braços cruzados. Junto com diversas entidades, como a Comissão Pastoral da Terra, Pastoral da Juventude Rural, Via Campesina, Paróquia de Sagrada Família e sindicatos dos trabalhadores rurais da região, a Pastoral da Juventude já está no processo de construção do 10º acampamento. Diversos jovens de toda a arquidiocese estão inseridos nas equipes organizadoras.
Para garantir um processo construtivo e que possibilite capacitação para os participantes, estão sendo organizados três encontros preparatórios. O primeiro ocorre neste mês, no dia 23, em David Canabarro. Este é destinado especialmente para os jovens envolvidos na organização, com o objetivo de esclarecer o tema da romaria e resgatar a história dos acampamentos anteriores. O segundo e o terceiro acontecem respectivamente em novembro e janeiro de 2015, para um grupo maior de jovens e com possibilidade de intercâmbio com as famílias da região.
Ainda há um longo caminho a percorrer até os dois dias de acampamento, em 15 e 16 de fevereiro de 2015, mas a juventude vai se preparando e soltando o grito, caminhando e cantando, seguindo a canção do Projeto de Jesus Cristo.
Somos juventude que ousa lutar, pois queremos construir o projeto popular. Somos juventude romeira que tem o Cristo como guia. Salve, salve a caminhada!
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br
Junior Centenaro