Depois da oração mariana do Regina Coeli neste domingo, 22 de maio, o Papa Francisco recordou a figura desta mulher "corajosa" beatificada em Lyon. Paulina Jaricot fundou há duzentos anos as Obras do 'Conselho para a Propagação da Fé' - hoje uma das quatro Pontifícias Obras Missionárias - e o 'Rosário Vivo', um movimento de oração.
Na saudação diante de milhares de fiéis o Papa disse: “Esta fiel leiga, que viveu na primeira metade do século XIX, era uma mulher corajosa, atenta às mudanças dos tempos com uma visão universal da missão da Igreja. Que seu exemplo desperte em todos o desejo de participar, com oração e caridade, da difusão do Evangelho no mundo”.
Vida e Obra
Pauline Maria Jaricot, última filha do casal Antônio Jaricot e Joana Latier, nasceu no dia 22 de julho de 1799, em Lyon, na França. Sua família comercializava seda, sendo que na época era considerada uma das famílias burguesas da cidade. Até os 15 anos, Pauline experimentou esta vida abastada, sem passar por alguma necessidade. Mas a partir de uma dolorosa queda e, logo em seguida, com o falecimento de sua mãe, a jovem teve sua vida marcada pelo sofrimento físico, emocional e espiritual, contexto este, em que fez uma profunda experiência de Deus, por meio da Palavra e da Eucaristia.
Após este período, Pauline foi superando este trauma e sua vida começou a mudar radicalmente. Buscou consagrar a sua vida ao Senhor pelo voto solene na capela de Nossa Senhora de Fourvière em Lyon. Como ação concreta de sua consagração começou a ir ao encontro dos pobres e enfermos, visitando locais em que Cristo estava sofrendo nos seus irmãos e irmãs e proferindo palavras de conforto aos necessitados que lhes eram amparados. Tudo isto foi acompanhado por uma vida de intensa oração, recebendo a Eucaristia diariamente, intercedendo pela conversão dos pecadores e pela evangelização dos povos.
Missão
Motivado pelo seu irmão que estava a caminho do sacerdócio e lhe falava sobre os missionários, Pauline começou a se interessar pelas missões na China e nos Estados Unidos. Ela sentiu que sua vocação era ser uma missionária que ajudasse outros missionários que estavam além-fronteiras anunciando o Evangelho.
Em 3 de maio de 1822, para apoiar os missionários, ela lançou as bases da fundação da Pontifícia Obra para a Propagação da Fé (POPF), cujo objetivo é simples: cada doador se compromete a convencer outros dez doadores a apoiar financeiramente os missionários e assim por diante. Além dessa, Pauline também fundou a Associação do Rosário Vivo e outro projeto para ajudar a classe trabalhadora pobre através da oração e da partilha. Neste ano, a POPF comemora 200 anos de fundação.
Beatificação
Pauline faleceu no dia 09 de janeiro de 1862. Em 1963, 100 anos após sua morte, o Papa João XXIII assinou o decreto que proclamava as virtudes de Pauline Jaricot, declarando-a venerável. Ela será beatificada em 22 de maio de 2022, em Lyon, durante a celebração eucarística presidida pelo prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, Cardeal Luis Antonio Tagle.
O milagre aprovado que lhe concederá esse título de beata é a cura de uma criança de 3 anos, chamada Mayla, que após sufocamento e consequentemente uma parada cardíaca foi considerada praticamente morta pelos médicos. Através de uma corrente de oração em sua escola, pedindo intercessão junto a Deus de Pauline Jaricot, a menina mostrou sinais de vida e se recuperou sem sequelas.
Conselho Missionário Diocesano
Após dois anos sem atividades presenciais, o COMIDI retomou suas atividades e ações missionárias na Arquidiocese de Passo Fundo. O Conselho Missionário Arquidiocesano é formado por padres, irmãs consagradas e leigas, visa promover o espírito e a consciência missionária nas diversas pastorais, movimentos, grupos e serviços da Igreja Particular. A Obra Pontifícia que tem se destacada na Arquidiocese é a Infância e Adolescência Missionária. As paróquias São Luiz Gonzaga de Casca e São José, do Bairro São José, de Passo Fundo, são as mais novas paróquias com grupos da IAM. Quer conhecer mais? Entre em contato conosco pelo fone ou WhatsApp 54 3045-9225.
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo