Aconteceu neste sábado, dia 12 de setembro, o encontro com os coordenadores da pastoral litúrgica das paróquias da Arquidiocese de Passo Fundo. Com o objetivo de realizar um processo de partilha de experiências e formação dos agentes da liturgia, a Pastoral se preocupou em trazer para a realidade das paróquias as reflexões realizadas no seminário regional de liturgia.
O tema central do encontro foi a oração em reuniões de pastoral. Motivados pelo questionamento: como acontecem as orações em nossas reuniões e encontros de pastoral, os participantes partilharam suas experiências, que vão desde as orações e fórmulas tradicionais até a experiência de que em algumas reuniões se omite a oração para “não perder tempo”. Em seguida, a equipe arquidiocesana, conduzida pela Mirte Pagnussat, apresentou uma proposta de formação através da vivência de uma oração litúrgica, que pode ser utilizada em reuniões das equipes de preparação da celebração, reuniões de CPP, encontros das comunidades e outros momentos. Uma frase que merece destaque da formação é que “o pouco que fazemos com a oração vale mais do que o nosso ativismo sem oração”. Esta é uma necessidade que a Igreja vem apontando para seus agentes, de modo especial, a vida e missão da Igreja animada pela Palavra de Deus, que nunca pode faltar em nossas reuniões.
Conforme o coordenador da Pastoral Litúrgica Arquidiocesana, padre Mateus Danieli, “ a formação é o caminho fundamental para crescermos no espírito de uma liturgia que agregue os dois trilhos do Concílio Vaticano II: comunhão e participação. E mesmo que, para muitas paróquias é difícil a participação, a oportunidade é dada a todos.”
Participaram representantes das paróquias São José de Sertão, N. Sra de Fátima e N. Sra da Glória de Carazinho, N. Sra da Saúde de Tapejara, Catedral, São Vicente de Paulo, N. Sra do Rosário de Pompéia de Tapera e os integrantes da Pastoral Litúrgica Arquidiocesana.
Victória Holzbach
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br
Colaboração: Pe. Mateus Danieli