Pastorais Sociais se mobilizam na Romaria em favor das eleições limpas
Traga seu título de eleitor e contribua para a mudança que tanto queremos!
Na consolidação de uma transformação nas eleições no país, a CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil se uniu a uma série de entidades e movimentos nacionais para a constituição do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral – que já instituiu a Lei da Ficha Limpa em 2010.
O grupo, que está iniciando uma campanha nas igrejas, sindicatos e na sociedade civil em geral, quer coletar 1,6 milhão de assinaturas em favor das mudanças. Entre as principais propostas apontadas estão: A proibição de doações de empresas para os partidos e para os seus candidatos; a necessidade de reformular o sistema político, incluindo a questão de gênero; a regulamentação do artigo 14 da Constituição, em favor da democracia direta; o estímulo à participação dos grupos sociais minoritários; a melhoria do sistema político partidário; e a fidelidade partidária programática.
A Coalizão Democrática pela Reforma Política e Eleições Limpas é composta pela CNBB, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Plataforma dos Movimentos Sociais, Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, Central Única dos Trabalhadores (CUT), União Nacional dos Estudantes (UNE), Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) e pela Frente Parlamentar pela Reforma Política.
Neste sentido, as Pastorais Sociais da Arquidiocese de Passo Fundo, estão também se mobilizando para a arrecadação das assinaturas em favor das eleições limpas. “Será preciso articular todas as entidades para envolver a sociedade nesse debate. A nossa luta nesse momento é a busca por mais de 1,5 milhão de assinaturas. Precisamos explicar para a população os pontos de nossa proposta, já que há uma indignação com a forma como vivemos a política em nosso país”, explicou dom Joaquim Giovani Mol, que preside a Comissão da CNBB para a Reforma Política.
Para viabilizar esta mobilização de forma mais efetiva, ocorrerá na Romaria Arquidiocesana de Nossa Senhora Aparecida, no próximo domingo, a coleta de assinaturas. Voluntários identificados com camisetas da campanha estarão caminhando junto com os romeiros a fim de arrecadarem o maior número possível de assinaturas em favor das eleições limpas. Para assinar, é preciso o número do título de eleitor, bem como a zona e seção onde vota. Além disso, também é possível conhecer o projeto e aderir a ideia pelo site www.eleicoeslimpas.org.br.
Para visualizar ou fazer download do Manifesto da Sociedade Civil por uma Reforma Democrática, clique aqui.
Victória Holzbach
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
Email: imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br