A Igreja Católica celebra no domingo que antecede a Páscoa, o Domingo de Ramos. A data marca a abertura da Semana Santa, com a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, poucos dias antes de sofrer a Paixão, Morte e Ressurreição. A festa traz este nome para recordar os ramos cortados pelo povo para cobrir o chão onde Jesus passava. Com os ramos na mão, o povo aclamava: “Rei dos Judeus”, “Hosana ao Filho de Davi”, “Salve o Messias”.
Na celebração do Domingo de Ramos proclamamos dois evangelhos: o primeiro, que narra a entrada festiva de Jesus em Jerusalém fortemente aclamado pelo povo; depois o Evangelho da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, onde são relatados os acontecimentos do julgamento de Cristo.
Na Arquidiocese de Passo Fundo, a data foi celebrada nas 53 paróquias e centenas de comunidades, motivando também para a Coleta da Solidariedade. A coleta faz parte da Campanha da Fraternidade, que este ano tem como tema “Fraternidade e Tráfico Humano” e lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou”.
O arcebispo de Passo Fundo, Dom Antonio Carlos Altieri, celebrou na Catedral Metropolitana. Na ocasião, Dom Altieri ressaltou a necessidade de sermos Cristãos Discípulos Missionários, atendendo ao pedido de Jesus: “Pegue a sua cruz e me siga”. Segundo o arcebispo, “Jesus viveu na carne a interpretação errada de seu projeto e por isso pediu perdão por aqueles que não sabiam o que estavam fazendo. Esta história de amor deve se concretizar no nosso coração, apontando para a certeza de que o bem vence o mal, o amor vence o ódio e a vida vence a morte”, concluiu.
Procure sua paróquia e informe-se sobre a programação da Semana Santa. Na Catedral Metropolitana, acontece na quarta-feira a missa dos Santos Óleos, às 16 horas. Quinta-feira, às 20 horas, haverá a missa da ceia do Senhor na Catedral e na sexta-feira às 15 horas a celebração da Paixão. No mesmo dia, às 20 horas, será realizada a encenação. Já no sábado, acontece celebração da Vigília Pascal, também às 20 horas e, no domingo, as diversas celebrações de Páscoa, nos horários dominicais.
Victória Holzbach
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br