A paróquia São Cristóvão, em Passo Fundo, ficou repleta de fieis no último domingo (23) para acolher os novos pároco e vigário paroquial. Conhecida por ser uma das maiores do município, a paróquia passa agora a contar com o apoio dos padres Geraldo Collet e Neuro Zamban, além do Pe. Rodimar Mascarello, que já atuava como vigário.
Somando um total de 26 comunidades e 18 pastorais, movimentos e serviços, a paróquia se despediu do Pe. Wilson Lill com uma bonita homenagem, destacando o dinamismo, o pastoreio, a honestidade e a palavra transformadora do antigo pároco. Já Pe. Geraldo e Pe. Neuro, foram acolhidos com alegria, entusiasmo e o desejo de muita força na missão de guiar a comunidade local nos próximos anos como pároco e vigário paroquial, respectivamente.
A leitura da provisão de posse, que destaca os principais compromissos do pároco e do vigário foi testemunhada e aplaudida pela comunidade presente. Durante o rito, ocorreu também a renovação das promessas sacerdotais, a profissão do creio e o juramento de fidelidade.
Dom Antonio Carlos Altieri, que presidiu a celebração e realizou a posse dos dois sacerdotes, destacou a necessidade especial e urgente do cuidado com os outros, especialmente os mais necessitados e aqueles que se encontram encarcerados.
Padre Geraldo Collet, que trabalhou durante sete anos na paróquia Santo Antônio, no bairro Petrópolis, saudou a todos e parabenizou Pe. Wilson pela coragem e empenho demonstrados durante os últimos anos. Pe. Geraldo agradeceu de forma especial a comunidade de sua antiga paróquia e a companhia da mãe, presente na celebração. “Este é um dos maiores desafios que já me foi apresentado. É uma paróquia grande, com 26 comunidade e ainda tem a tradicional festa de São Cristóvão”, declarou afirmando que conta com o apoio de toda a comunidade para uma bonita caminhada conjunta.
Victória Holzbach
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br