A Arquidiocese acolhe, nesta sexta-feira, 23, na paróquia São Vicente de Paulo, em Passo Fundo, a partir das 19h30, o novo diácono Joule Cunha Santos, natural da Paraíba, que escolheu, como seu lema diaconal, o trecho do Evangelho de São João - “Ele, que tinha amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim” – que, para ele, serve como inspiração de vida. A vocação nasceu a partir do envolvimento, desde criança, na comunidade. “Decidi seguir o chamado com alegria e foi crescendo cada vez mais o amor a Cristo e à comunidade eclesial”, conta e acrescenta, ainda, que os diferentes testemunhos que percebeu, em sua caminhada, foram essenciais para ajudar a atender o chamado com perseverança e dedicação.
O processo formativo iniciou em 2005, em Anápolis, e foi continuado em Taubaté, “Após concluir a teologia, em 2014, entrei em contato com o animador vocacional e com o Arcebispo de Passo Fundo, vindo para a Arquidiocese em 2015, a fim de auxiliar na formação dos seminaristas menores no Seminário Sagrado Coração de Jesus, em Tapera”. Hoje, Joule acompanha a paróquia São Vicente de Paulo, em Passo Fundo, e se prepara, agora, para o novo passo na caminhada vocacional. “Serei instrumento para que os irmãos e irmãs possam fazer uma experiência e um encontro pessoal com o próprio Cristo”, salienta.
Para ele, o diaconato é uma grande responsabilidade na missão evangelizadora da Arquidiocese. “A missão do diácono é ser como Maria: quer nos recordar que o amor é o mais profundo e significativo sentimento e que ele se expressa no serviço. Assim, mostra-nos, com seus exemplos, que a Igreja é e quer ser a servidora dos seres humanos”, conclui.
Sammara Garbelotto
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@pastoral.com.br