Para intensificar a preparação da Romaria Arquidiocesana de Nossa Senhora Aparecida, que neste ano chega a sua 35ª edição, o Santuário propõe a realização de uma novena, contando com a participação das nove áreas pastorais da arquidiocese, que somam no total 53 paróquias.
No último domingo, 09 de agosto, a atividade iniciou com a participação da área pastoral de Marau, que integra as paróquias de Vila Maria, Marau, Camargo, Itapuca, Nicolau Vergueiro e Nova Alvorada.
A celebração, presidida pelo padre Aldino Barth, pároco de Vila Maria, reuniu lideranças desta cidade, de Marau e de Passo Fundo. Os cantos ficaram por conta de um coral que de Marau, coordenado pelo frei Agenor Bortolon, enquanto a Liturgia da Palavra foi conduzida pelo grupo de Vila Maria.
A proposta de reflexão deste ano para a novena está em sintonia com o Ano do Cuidado com a Vida, objeto de estudo da arquidiocese em 2015. Por isso, a Celebração Eucarística deste domingo refletiu o tema “A Mãe Terra”. Durante a Missa, vários símbolos ligados à terra foram apresentados ao povo, como foi o caso do trigo, representando o pão e as comunidades; o vinho, como fruto do trabalho na terra, e de outras frutas.
Durante a homilia, o padre Aldino recordou da carta encíclica do papa Francisco, Laudato Si, referindo-se várias vezes ao documento. O sacerdote lembrou também a comparação entre a Criação e Missa, feita pelo Papa Emérito Bento XVI. Ele ressaltou ainda a vastidão dos animais que habitam as águas, o céu e os que andam sobre a terra e abaixo dela, chamando a atenção para o importantíssimo serviço feito por todos os animais. Segundo ele, a terra é sábia, deixando crescer aquilo de melhor que tem em si. “Daí a importância de bem cultivar as terras com sementes boas”, finalizou.
A Missa celebrou também o Dia dos Pais, reforçando o papel fundamental deles na formação da pessoa humana. Um dos destaques nestes sentido foi a emoção dos presentes com o canto “Utopia”, do padre Zezinho.
Programação da Novena:
Durante os nove domingos que antecedem a festa acontecem as celebrações da novena, sempre as 16h, no Santuário Nossa Senhora Aparecida. Confira a programação:
9 de agosto: A Mãe Terra - Área de Marau
23 de agosto: Semente fonte de vida - Área de Casca
30 de agosto: Alternativas ecológicas - Área de Carazinho
6 de setembro: A vida humana - Área de Tapera
13 de setembro: Família, ninho de amor - Área de Guaporé
20 de setembro: Com a Mãe, caminhamos promovendo a
4 de outubro: A vida nova - Área de David Canabarro
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br
Colaboração: Seminarista Miguel Ângelo dos Santos Ramos