O Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora Aparecida acolheu na tarde deste domingo, 10 de agosto, a celebração de abertura da novena preparatória para a 34ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida. O momento foi também de conhecer o logotipo do Santuário, escolhido a partir de um concurso que contou com mais de 40 propostas.
Organizada pela área pastoral de Sarandi, a celebração refletiu de forma especial o tema “Com a Mãe Maria e as juventudes, somos discípulos de Emaús”, escolhido a partir do tema geral da 34ª Romaria: “Com a Mãe Maria e as juventudes, anunciamos a Boa Nova”. Durante nove domingos, a comunidade é convidada para celebrar a novena na Casa da Mãe, que ocorre até o dia 05 de outubro, um domingo antes da romaria. Confira o roteiro da novena.
Na homilia, Pe. Mateus Danieli, reitor do Santuário, saudou e acolheu de forma especial os pais, ressaltando a importância da participação da comunidade. Sobre o tema da celebração e da romaria, Pe. Mateus explicou: “Precisamos ver a juventude como anúncio da boa nova de Jesus, a partir do seu testemunho, especialmente em relação aos discípulos de Emaús. Com os dois, Jesus escutou, compreendeu, caminhou juntou e partilhou o pão e a vida”.
Logotipo
A celebração foi também oportunidade de conhecer o vencedor do concurso que escolheu o logotipo do Santuário. Vinícius Dalla Lana Moreira tem 19 anos e é natural de Passo Fundo. Estudante de design gráfico, o jovem vê no concurso uma grande ocasião dar visibilidade ao seu trabalho. "Para mim está sendo uma oportunidade única. É muito bom ver a marca que eu fiz sendo reconhecida e vista por tanta gente", afirmou.
Durante a missa, Vinícius recebeu a premiação prevista no regulamento e apresentou para a comunidade presente a justificativa do seu trabalho, ressaltando a divindade de Maria e a proteção da Mãe sobre seus filhos e sobre o Santuário.
O arcebispo de Passo Fundo, Dom Antonio Carlos Altieri, comenta que o concurso teve como principal objetivo dar passos na ampliação e aprofundamento da devoção que o povo tem em Maria. “Pensamos que o primeiro passo seria a escolha de um sinal que identificasse o local e a nossa realidade de fé, através da logomarca. Isso vai motivar toda a novena e também os jovens, que concluem o ano da juventude na romaria”, ressaltou o arcebispo. Dom Altieri destacou que o símbolo quer ser um sinal de unidade para todos os devotos e apontou que ainda serão dados outros passos para melhoria do santuário, como a readequação do espaço físico. (Confira a entrevista na íntegra no fim desta notícia.)
Clique aqui para visualizar a galeria de imagens.
Victória Holzbach
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br