Ano após ano, a comemoração da Semana da Pátria leva a relembrar tudo o que já foi conquistado desde o ato da Independência e, ainda, a enaltecer as inúmeras riquezas que é possível encontrar no Brasil. A data proporciona, ainda, que a atenção se volte para o papel e responsabilidade dos cidadãos brasileiros, especialmente em tempos “de crise” - política, econômica e de valores - em que se vive.
Nesse sentido, com o objetivo de promover uma verdadeira reflexão sobre estas inquietações, a comunidade do município de Nova Boa Vista promoveu, na manhã da última quarta-feira –7 de setembro – uma caminhada cívica em clamor pela democracia e pela paz. Conduzido pelo pároco, padre Élio Eilert, e pela pastora Betina Schlittler Cavallin, o momento contou com a participação das Escolas Estadual Antonio Mathias Anschau e Municipal Santos Anjos, dos corais Lira, São José, Bem-Querer e Estrelas do Amanhã, e da Associação Novaboavistense de Estudantes Universitários (ANEU), com apoio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto.
Com algumas paradas, o percurso envolveu os participantes e entidades em mensagens reflexivas, cantos sobre a paz e reflexões sobre os valores fundamentais para a construção de um país e uma sociedade mais justa, honesta, responsável e harmônica.
Por fim, o padre Élio e Betina encaminharam uma motivação para que a comunidade não desista de cuidar do país. “Muita gente já tem feito isso – quando não cuida do meio ambiente, rouba, prejudica o semelhante, não cumpre a lei ou procura contorná-la, dentre outras várias situações. O que precisamos é amar nosso país. Ele é a nossa casa neste mundo tão cheio de problemas, guerras, fome... então, porque não valorizá-lo? Mesmo em meio às dificuldades, precisamos nos orgulhar de sermos brasileiros, olhando para nossa terra com um olhar de cidadão que faz alguma coisa concreta para deixá-la melhor”, concluiu o pároco.