![]() | ![]() |
Tradicional no Curso de Liderança Juvenil, a Noite de Luz Com Jesus é o reencontro do movimento. Com atividades que se iniciam na parte da tarde e seguem até a noite, a festa é o momento de agradecer o ano que passou e, mais uma vez, colocar-se a disposição para o trabalho do ano que chega. Em 2013, o Secretariado Diocesano, responsável pela organização e realização do evento, optou por focar, ainda mais, a evangelização do jovem.
Como numa espécie de via de mão dupla, parte dos jovens caminham em direção contrária aos conceitos pós-modernos apresentados por uma sociedade que, há muito tempo, é classificada como líquida. Tais jovens buscam, constantemente, uma espiritualidade capaz de proporcionar o necessário para viver em uma sociedade desequilibrada. Ao contrário do que se acredita, os jovens estão, cada vez mais, associados a algum tipo de religião. No sábado, 30, cerca de 650 jovens encontraram na Igreja a oportunidade de fazer a diferença. A Noite de Luz com Jesus busca a integração do movimento e, ainda, a experiência de Jesus Cristo. Luiz Mário Becker, membro do Conselho Regional, destaca que a Noite de Luz é o único momento que tem por objetivo integrar e entreter e, ainda, ressalta que é uma oportunidade em que o CLJ é visto pela sociedade. “A Noite de Luz, acima de tudo, tem por grande objetivo mostrar à comunidade da Arquidiocese que a Luz de Cristo ilumina o coração de muitos jovens. Nesse sentido tem sido de especial valor o fato de o evento estar fazendo um rodízio pelas paróquias da sede da Arquidiocese, pois assim as comunidades paroquiais tem uma maior oportunidade de compreender a força e a importância do CLJ”, destaca.
Tendo em vista a experiência evangelizadora, o tema deste ano, “Vem e Segue-me e Eu te farei pescador de jovens”, foi explorado desde a celebração eucarística - que deu início às atividades e foi conduzida pelo Pe. Mateus Danieli, Diretor Espiritual Auxiliar do movimento, na Catedral Metropolitana e encontrou seu ápice nas atividades que ocorreram durante a tarde e a noite. Depois da missa, as 18 paróquias realizaram uma carreata em direção ao Ginásio da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e, lá, foi apresentado um vídeo que relembrou os momentos vividos durante o ano de 2013, especialmente o sim dado pelas paróquias de Nova Alvorada e Barra Funda que iniciaram as atividades do CLJ neste ano.
Também foram reapresentados os teatros das paróquias Santo Antônio, São Vicente de Paulo, São Francisco de Assis e Nossa Senhora Aparecida - que participaram do Festival de Teatro. “Tivemos diversos momentos especiais em que podemos rever os manos, conhecer as novas paróquias e vimos, também, como vai nossa caminhada dentro do CLJ tanto de pré como de pós. Recebemos diversas dicas de como ser um jovem cristão que transmite alegria aos outros e de como 'pescar' novos jovens para o movimento pra que novas pessoas também sintam a emoção de sentir Cristo vivo agindo dentro de nós“, comenta Sabrina Bondan, da paróquia Nossa Senhora de Lourdes de Sarandi. Por fim, depois da janta, o movimento silenciou. O momento foi de espiritualidade, oração e um encontro íntimo com Deus.
Encaminhados, pouco a pouco, para a procissão de velas - ápice da Noite de Luz - os jovens foram se acumulando nas escadarias da paróquia e ganharam as ruas. As velas que seguravam, mais que iluminar a noite, representavam a própria fé cristã que, ao encontrar o Santíssimo Sacramento, ganha força e voz. “Entre todos os momentos especiais, o momento de adoração ganhou maior destaque pois cada jovem que estava lá pode sentir um pouco de Cristo e foi nessa que hora que todos deixaram os seus medos, problemas e angustias de lado...Foi algo espetacular e muito emocionante que faltam-me palavras para expressar o quão bom foi a Noite de Luz com Jesus de 2013”, complementa Sabrina.
Tanto a Igreja Católica quanto a sociedade perceberam a inserção do jovem na religião e abriram espaços para que o mesmo pudesse atuar de acordo com suas características pessoais. E nesses espaços o CLJ se inseriu e busca, a cada nova oportunidade, exercer o apostolado jovem. A Noite de Luz é, justamente, uma forma de mostrar a face jovem da Igreja - de uma Igreja que, cada vez mais, abre as portas para a inquietude juvenil.
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br
Fonte: Vogalia de Comunicação do CLJ / Sammara Garbelotto
www.cljdiocesepf.com.br