A Catedral Metropolitana de Passo Fundo acolheu na tarde deste domingo, 17 de agosto, a Missa Folclórica do XII Festival Internacional de Folclore. O momento, que celebrou a paz entre os povos, reuniu os integrantes de todos os grupos que participam do festival.
A celebração, marcada pela riqueza da diversidade de culturas, foi também oportunidade para cada grupo mostrar um pouco de sua tradição, através especialmente de cantos, danças e vestuário. Durante a missa, cada momento contou com a apresentação de um grupo. Apesar das diferentes linguagens, o amor e a paz expressaram a beleza da união entre os povos, celebrada pelas centenas de fieis que lotaram a Catedral.
Dom Antonio Carlos Altieri, arcebispo metropolitano de Passo Fundo, presidiu a missa. Durante a homilia, o arcebispo ressaltou que o Festival de Folclore é lugar de encontro de cultura, povos e corações. “A festa quer nos convocar a ser um povo de paz, que semeia a cultura da paz e do encontro, como fala o Papa Francisco. Maria é a rainha da paz e hoje também celebramos a sua visita à Isabel”, explicou Dom Altieri. O arcebispo lembrou ainda os povos do Iraque, Israel e tantos outros que já não conseguem encontrar caminhos para viverem em plenitude a sua paz. “Que a paz vença os conflitos e que o perdão supere o ódio”, finalizou.
Ainda na homilia, Dom Urbano José Allgayer, bispo emérito de Passo Fundo, saudou de forma especial a delegação da Alemanha. O bispo, que fala e escreve fluentemente em alemão, acolheu o grupo e reforçou o apoio que a Arquidiocese de Passo Fundo recebe do país, especialmente para as obras sociais.
O Festival de Folclore iniciou no dia 15 de agosto e se estende até o próximo sábado, 23. Na programação estão apresentações no Casarão da Cultura, desfiles de rua, oficinas de dança, oficinas de conversação e apresentações em diversos locais da cidade.
Clique aqui para ver a galeria de imagens.
Victória Holzbach
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br